Escassez de oxigênio põe em risco cidades do Norte do país

Por Redação em 24/01/2021 às 23:33:53

Fantástico acompanhou de perto a crise no interior do Amazonas e do Pará. A distância e a falta de estrutura dificultam ainda mais o socorro aos doentes. Escassez de oxigênio põe em risco várias cidades do Norte do país

A escassez de oxigênio para pacientes de Covid vai muito além de Manaus (AM). É um drama que põe em risco outras cidades da região Norte. O Fantástico acompanhou de perto a crise no interior do Amazonas e do Pará. A distância e a falta de estrutura dificultam ainda mais o socorro aos doentes.

A explosão de casos de Covid na região Norte aumentou demais a necessidade de oxigênio medicinal. Só em Manacapuru (AM), o volume pulou de 150 metros cúbicos por dia, antes da pandemia, para 1500 metros cúbicos nas últimas semanas. No dia 15, o ar faltou no hospital da cidade.

No último domingo (17), o Fantástico fez uma reportagem sobre mortes por asfixia na capital, Manaus. Manacapuru é mais um aviso de que o problema chegou ao interior do Amazonas. Historicamente, quem precisasse de UTI era transferido pra capital. Agora os pacientes graves ficam em suas cidades.

Neste domingo (24), um paciente morreu por asfixia no hospital de Parintins. Segundo números compilados pelo Ministério Público de Contas de Manaus, antes dessa eram 51 mortes no estado por causa da falta de oxigênio. Pacientes estão sendo transferidos para o Pará e o estado também está em uma situação nada tranquila. Veja os detalhes na reportagem em vídeo acima.

Ouça o podcast do Fantástico:

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90