Kalil anuncia reabertura do comércio, bares e restaurantes em Belo Horizonte a partir de segunda-feira

Por Redação em 29/01/2021 às 14:18:41

A decisão se baseou na queda dos índices de ocupação de leitos de UTI e taxa de transmissão. Lojas estão fechadas desde 11 de janeiro em BH

Danilo Girundi / TV Globo

O prefeito Alexandre Kalil (PSD) de Belo Horizonte anunciou nesta sexta-feira (29) a reabertura do comércio, dos bares e restaurantes da cidade a partir de segunda-feira (1º). A decisão se baseou na queda de índices medidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Nesta quinta-feira (28), a taxa de ocupação de leitos chegou a 76,4%. Apesar da queda, o indicador segue em alerta vermelho.

Outros dois "termômetros" monitorados pela prefeitura, leitos de enfermaria (57,2%) e número médio de transmissão por infectado (0,95), também registraram queda.

Fechamento do comércio

Desde o dia 11 de janeiro, o comércio não essencial de Belo Horizonte está com as portas fechadas em Belo Horizonte.

Esse fechamento dos serviços, o terceiro da pandemia na capital, foi anunciado pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) no dia 6 de janeiro e oficializado em um decreto, publicado dois dias depois.

Além dos serviços essenciais, praças públicas permaneceram abertas, ao contrário do que aconteceu no início do ano passado com cinco grandes praças, assim como os parques públicos e o zoológico da cidade, com visitas agendadas previamente.

Mais de 2 mil mortes e quase 90 mil casos

Belo Horizonte é a cidade com mais casos confirmados e mais mortes provocadas pela Covid-19 em Minas Gerais.

De acordo com o balanço mais recente da Secretaria de Estado de Saúde (SES), 87.677 já contraíram a doença na cidade. Já o número de óbitos chega a 2.224 em Belo Horizonte.

No dia em que o comércio fechou as portas, Belo Horizonte bateu o quarto recorde do ano da taxa de ocupação de leitos de UTI, atingindo o nível de o nível de 86,5%.

Nesta quinta-feira (28), a taxa chegou 76,4%. Apesar da queda, o indicador segue em alerta vermelho.

Outros dois "termômetros" monitorados pela prefeitura, leitos de enfermaria (57,2%) e número médio de transmissão por infectado (0,95), também registraram queda.

Protestos e questionamento na Justiça

O fechamento do comércio foi alvo de manifestações e também de questionamentos judiciais.

Um dos protestos foi feito por cerca de 60 lojistas fizeram manifestação na avenida dos Andradas, no bairro Santa Efigênia, na Região Leste de Belo Horizonte, na manhã desta sexta-feira (29).

No início do mês, o deputado Bruno Engler (PRTB) apresentou uma ação popular, em que alegava que as decisões da administração do município são feitas por meio de decreto, sem passar por aprovação da Câmara Municipal.

Ao julgar o caso, o juiz Wauner Batista Ferreira Machado havia decidido autorizar a reabertura do comércio a partir desta sexta-feira. Mas a prefeitura recorreu e, então, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) suspendeu a decisão de primeira instância.

Atualmente, a prefeitura aguarda julgamento de recurso contra outra decisão do mesmo juiz.

Vídeos mais vistos do G1 MG:

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90