Criminosos roubaram seis mil metros de cabos da Supervia só no primeiro trimestre desse ano

Por Redação em 25/03/2021 às 07:12:50

Em apenas três meses, já foi levada quase a quantidade total de cabos roubados em 2020. Com isso, Central de Operações da concessionária é obrigada a se comunicar com os maquinistas por meio de rádio, provocando maior intervalo entre as viagens. Por conta do furto de cabos, Central de Operações precisa se comunicar com maquinista via rádio. Situação aumenta o intervalo entre os trens.

Reprodução/TV Globo

Em apenas três meses de 2021, criminoso já furtaram mais de mais de seis mil metros de cabo de eletricidade da concessionária Supervia - é quase a mesma quantidade levada no ano passado.

A situação causa atrasos no deslocamento dos trens que servem a cidade. Nesta quinta-feira (25) houve problemas em dois ramais: Japeri e Santa Cruz.

"Observamos, ao longo deste primeiro trimestre, um aumento considerável de cabos do sistema de sinalização. Isso faz com que a gente perca a comunicação direta com a composição. Nesse caso, precisamos entrar em contato via rádio. O maquinista fica esperando contato por rádio daqui do Centro de Operações para poder avançar com a viagem", explicou o gerente de Vias Permanentes e Engenharia, Roberto Fischer.

A medida reduz a velocidade dos trens, o que acaba aumentado o intervalo entre as composições.

Segundo Fischer, a concessionária precisa da ajuda do poder público para combater a ação dos criminosos que furtam os cabos - desde os pequenos furtos até quadrilhas que fazem grandes roubos.

"Temos um setor de segurança patrimonial que mantém contato constante junto ao poder público. Tentamos ao máximo ser assertivos em nossa informações, mas realmente dependemos do poder público para coibir essas ações que aumentaram bastante desde o ano passado".

Fischer afirmou que há uma dificuldade para se conseguir cabos de cobre no mercado – pedidos de reposição de material feitos em dezembro só estão sendo entregues agora em março.

Vídeos mais vistos no Rio nos últimos 7 dias

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90