Análise de ações VVAR3: bom resultado no 1T21 faz Via ser favorita no varejo, segundo Safra

Por Redação em 14/05/2021 às 12:25:57

Recomendação para ações é de compra, com preço-alvo a R$ 27 e potencial de alta de 131% Ações VVAR3: Via registrou lucro líquido de R$ 180 milhões, um aumento de 1.284,6% em relação ao mesmo período de 2020

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A Via (ex-Via Varejo), varejista responsável pelas marcas Casas Bahia e Ponto, registrou lucro líquido de R$ 180 milhões no 1T21, o que representa um salto de 1.284,6% em relação ao mesmo período de 2020. A receita líquida avançou 19% no comparativo trimestral, para R$ 7,55 bilhões. O resultado veio ligeiramente acima das expectativas da Safra Corretora, demonstrando a assertividade da execução e a aplicação da plataforma de marketplace.

“Em circunstâncias normais, esperaríamos que essas tendências fossem um gatilho positivo para as ações VVAR3. No entanto, o setor de comércio on-line está desfavorecido. Nossa opinião é que o mercado continua cético e não está pagando pela boa execução entregue no ano passado”, diz relatório assinado por Guilherme Assis.

De acordo com os números do Safra, VVAR3 está sendo negociado a 0,4 vez EV/GMV (Valor da Empresa sobre o Volume Bruto das Mercadorias Vendidas) estimado para 2021, um desconto de 83% sobre Magalu (MGLU3, recomendação de compra com preço-alvo a R$ 32). Os analistas reiteram a visão construtiva sobre VVAR3, que continua sendo a principal escolha da Safra Corretora entre os nomes do varejo no Brasil.

A recomendação para VVAR3 é de compra, com preço-alvo a R$ 27 e potencial de alta de 131%.

Ações VVAR3: principais vantagens

Os especialistas entendem que a Via continua a recuperar participação de mercado à medida que agiliza sua transformação digital e melhora sua experiência omnichannel. De acordo com o relatório do Safra, no primeiro trimestre de 2021, a empresa intensificou as campanhas para fomentar o engajamento do consumidor, oferecendo serviços gratuitos de streaming de vídeo Paramount +, reposicionamento de suas marcas e mais anúncios em mídias sociais.

Além disso, segundo o documento, a Via também apresentou um crescimento impressionante no sortimento por meio do marketplace (SKUs - Unidade de Manutenção de Estoque de 24 milhões contra 7 milhões no quarto trimestre do ano passado).

"Olhando para o futuro, esperamos investimentos em logística e em uma série de iniciativas digitais para sustentar o envolvimento e a frequência do consumidor, levando a ganhos contínuos de participação de mercado”, apontam os analistas.

Juntamente com os números do primeiro trimestre de 2021, a Via reportou ganhos de market share de quase 200 pontos-base em abril e maio. O Safra destaca o desempenho do BanQi, com R$ 420 milhões de TPV (volume total de pagamentos), quase o dobro em relação ao quarto trimestre do ano passado (R$ 206 milhões), mas ainda bem atrás dos R$ 5,1 bilhões da AME.

Resultados do 1T21

O lucro líquido atingiu R$ 180 milhões (R$ 63 milhões excluindo os R$ 117 milhões da concessão de incentivo anterior). A segunda onda da Covid-19 prejudicou a operação de B&M (queda de 9,6% na receita líquida em relação ao mesmo período no ano anterior), mas foi compensada por meio do comércio on-line. O GMV on-line cresceu 123% ano a ano, chegando a R$ 5 bilhões (superando os 90% da B2W e os 92% da MELI).

A forte impressão foi impulsionada pela continuidade das operações 1P (aumento de 122,4% ano a ano) e aceleração do marketplace (aumento de 123,5% ano a ano). A margem bruta ficou acima das expectativas do Safra, com alta de 50 pontos base no comparativo anual, para 32%, em melhores negociações e benefícios fiscais.

O relatório destaca ainda que as despesas com SG&A (despesas com vendas, gerais e administrativas) foram pressionadas por maiores investimentos em marketing digital e pela contratação de equipe de TI para impulsionar sua transformação digital. Já a margem Ebitda ajustada deteriorou-se 210 pontos base no período, para 7,7%, com o Ebitda ajustado chegando a R$ 584 milhões.

Por que investir em VVAR3

- Escala muito superior à concorrência, uma vantagem em um setor com margens apertadas e preços competitivos;

- Bom posicionamento para o multicanal com base em suas quase mil lojas;

- Maior potencial de margem com escala e mix de produtos;

- Alta exposição a taxas de juros em queda;

- Marca valiosa, um dos principais fatores para atrair tráfego na web; e

- Expectativa de uma concorrência mais racional na internet após anos de perdas.

Riscos de investir em VVAR3

- Deterioração da economia devido à alta correlação de vendas com a atividade;

- Alta nas taxas de juros devido ao grande impacto nos ganhos com recebíveis e Crédito Direto ao Consumidor com Interveniência (CDCI);

- Frustração no capital de giro, devido à volatilidade dos indicadores históricos do ciclo de caixa;

- Reversão da jurisprudência relacionada à Lei do Bem; e

- Processos judiciais.

Fonte: Valor Econômico

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