Afya investe em tecnologia para apoiar transformação digital da carreira médica

Por Redação em 10/06/2021 às 21:57:37

Movimento reforça a vocação do grupo como parceiro da carreira médica, com ecossistema que integra educação e serviços digitais O setor de saúde passou por profundas transformações ao longo do último ano e a Afya soube aproveitar essas mudanças. Desde sua criação, a empresa tem seu compromisso ancorado no trinômio educação, saúde e tecnologia e na proposta arrojada de ser o parceiro do médico ao longo de toda a sua jornada, oferecendo educação de qualidade e serviços digitais que facilitam o dia a dia da prática clínica.

“A pandemia acelerou o plano de longo prazo da Afya e o grupo deu passos importantes para criar um ecossistema digital de apoio ao profissional. A decisão é coerente com a nossa missão de ser o parceiro do médico ao longo de toda a sua trajetória”, conta Virgílio Gibbon, CEO da Afya.

Segundo Bruno Lagoeiro, médico, fundador da PEBMED e diretor na VP de Inovação e Serviços Digitais da Afya, a Covid-19 criou um ambiente de disrupção para todo o setor de saúde, que se viu pressionado a tomar medidas efetivas e rápidas. “Vimos conselhos de medicina e órgãos regulatórios rapidamente se movimentando e tomando posicionamentos para acelerar aprovações e permitir novas soluções e tecnologias”, comenta Lagoeiro.

Até o momento, Afya adquiriu sete healthtechs, consolidando-se como um grupo não somente de educação médica, mas também de tecnologia em saúde. A entrada da Afya em serviços digitais foi em julho de 2020, com a aquisição da PEBMED, plataforma tecnológica de auxílio à tomada de decisões clínicas, e proprietária do Whitebook.

Conheça mais sobre o Whitebook

A Medphone, que complementa a oferta da PEBMED de suporte à decisão clínica, foi adquirida pela Afya em novembro de 2020 e, em janeiro de 2021, foi concluída a aquisição da iClinic, startup de oferta de prontuário médico eletrônico e de ferramentas de gestão para consultórios e clínicas.

Em março de 2021, foi a vez da Medicinae, fintech do segmento de saúde, se juntar à Afya. E em abril chegaram ao grupo a Medical Harbour, especializada em virtualização de imagens de anatomia e radiologia, e a Cliquefarma, site que funciona como comparador de preços de medicamentos e produtos de higiene e beleza. SHOSP, healthtech de gerenciamento de clínicas médicas, entrou para o ecossistema Afya em maio deste ano.

Em pouco menos de um ano, o grupo construiu uma plataforma que já atende 220 mil médicos e estudantes número equivalente a mais de 32% do total dos profissionais deste setor no Brasil. Novas práticas, como telemedicina e implementação das prescrições eletrônicas, abriram caminho e possibilitaram consultas e acompanhamentos sem que o paciente precisasse sair de casa.

EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SAÚDE NA PRÃTICA

A tecnologia já fazia parte do dia a dia dos alunos dos cursos preparatórios de residência médica da Afya, por meio de sua marca o grupo começa a integrar as ferramentas tecnológicas à graduação de medicina para preparar o médico desde o começo da sua formação. “O educacional é a base de tudo o que temos feito, seja para sustentação do negócio, seja para geração de futuros médicos, que vão se formar entendendo a tecnologia como elemento obrigatório em seu processo de aprendizagem. A longo prazo, as duas vertentes do negócio – de educação e serviços digitais – vão se retroalimentar”, comenta Lagoeiro.

Um exemplo de sinergia entre as verticais de serviços digitais e de educação médica é o uso realidade virtual em aulas de anatomia. O Cadáver Virtual, da Medical Harbour, permite aos estudantes explorar remotamente o corpo humano por meio de realidade aumentada com equipamentos de ponta, altíssima resolução de imagens e uma experiência impressionante. Uma aula de anatomia remota completa, que não deixa a desejar em relação ao modelo presencial.

Conheça os recursos da Medical Harbour no vídeo abaixo:

Fora das salas de aula, a tecnologia, oferecida por meio dos serviços digitais Afya, vira uma forte aliada do médico para facilitar o dia a dia da prática clínica, com ferramentas de prontuário eletrônico, apoio para a prática da telemedicina, gestão de consultório, agenda online, suporte para tomada de decisões clínicas, prescrição eletrônica e outras facilidades.

“Com estas aquisições, construímos um ecossistema digital rico e com grande capilaridade, que nos torna o canal de acesso por toda a cadeia de saúde”, destaca Felipe Lourenço, fundador da iClinic e diretor na VP de Inovação e Serviços Digitais da Afya.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

O planejamento para diferenciação em tecnologia do grupo tem dado resultados positivos: há dois anos, em julho de 2019, a Afya fez sua oferta pública inicial (IPO) na Nasdaq. “Optamos pela Nasdaq para nos aproximarmos de empresas com dinâmicas de negócio similares à nossa, focadas em educação, saúde e tecnologia. Estamos agregando tecnologia em todas as etapas da jornada de aprendizagem médica. As referências que vimos fora do Brasil auxiliaram a busca por healthtechs que adicionam valor ao processo de aprendizagem e também aos serviços prestados pelo profissional da área médica”, explica Gibbon.

Essa estratégia de atuação, focada na transformação digital da carreira médica, tem atraído atenção do mercado. Em maio, o Softbank investiu mais de R$ 800 milhões na Afya para acelerar o investimento em aquisições, produtos e mais tecnologias. “Isso chancela nossa visão e estratégia, o que queremos e o que está por vir”, conclui Lagoeiro.

Para mais informações, acesse o site institucional da Afya - Afya em Português ou o site para investidores - versão em Inglês

Nasdaq, Inc. e suas afiliadas não fazem recomendação para comprar ou vender título ou representação sobre a condição financeira de qualquer empresa. Os investidores devem realizar sua própria due diligence antes de investir. © 2021. Nasdaq, Inc. Todos os direitos reservados. nasdaq.com

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
Agro Noticia 728x90