Mais de 40% da população adulta está vacinada contra a Covid-19 em Cuiabá

Por Redação em 19/06/2021 às 20:47:26

Capital tem cerca de 454 mil pessoas acima de 18 anos, dessas, 190.964 mil foram imunizadas com a primeira dose e 63.458 com a segunda. Vacinação avança em Cuiabá

Gustavo Duarte/Prefeitura de Cuiabá

Cuiabá vacinou 42% da população adulta contra a Covid-19 com a primeira dose, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A capital tem cerca de 454 mil pessoas acima de 18 anos, dessas, 190.964 mil foram imunizadas com a primeira dose e 63.458 com a segunda.

Atualmente, estão sendo vacinadas pessoas a partir de 53 anos sem comorbidades, pessoas com comorbidade ou deficiência permanente grave a partir de 18 anos, gestantes e puérperas a partir de 18 anos com ou sem comorbidade e que tenham atestado médico, pessoas com síndrome de Down a partir de 18 anos, trabalhadores da segurança, saúde, educação, profissionais da imprensa e da assistência social.

Cuiabá vacina lactantes maiores de 18 anos contra a Covid-19

Divulgação

Entre os dias 20 de janeiro – quando começou a campanha - e 16 de junho, a prefeitura aplicou 247.024 doses, o que significa que 86,5% das 287.092 doses recebidas já foram utilizadas.

Se contar a população geral da capital, que é de 618 mil pessoas, 29,6% foi imunizada com a primeira dose e 10,1% com a segunda.

De acordo com a prefeitura, o grupo prioritário que mais se vacinou, até agora, foi o de trabalhadores da saúde, em que 30.040 pessoas já tomaram a primeira dose. O número está acima da meta estimada pelo Ministério da Saúde.

Em seguida, o grupo de idosos foi o que mais buscou a vacina. Foram 80.925 pessoas vacinadas, o que representa 106,2% da população estimada.

Dentre as categorias de trabalhadores do ensino básico e do ensino superior, 13.817 já haviam se vacinado até o dia 16 de junho, o que representa 79,4% da meta.

Entre as pessoas com comorbidades, 35.858 já tomaram ao menos a primeira dose, o que corresponde a 66,9% do público. No grupo prioritário de trabalhadores das Forças de Segurança e Salvamento, 5.352 já se vacinaram, ou seja, 61,2%.

Além disso, Cuiabá já vacinou mais de 2 mil pessoas do grupo de vulnerabilidade, composto por motoristas do transporte coletivo, carroceiros, catadores de material reciclável, trabalhadores da limpeza urbana, bem como pessoas em situação de rua.

Polo de vacinação vazio em Cuiabá

Luiz Alves/Prefeitura de Cuiabá

Abstenções

O número de abstenções ainda prejudica o avanço da vacinação no estado. Na última quarta-feira (16), em Cuiabá, por exemplo, das 4.934 pessoas dos grupos prioritários agendadas para receber a vacina contra a Covid-19, apenas 1.492 compareceram nos polos.

Outras 3.442 faltaram, o que resultou em uma abstenção de quase 70%. Os dados são das equipes que coordenam a vacinação na capital de Mato Grosso.

Mato Grosso é o quinto estado que menos aplicou a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Até agora 298.571 pessoas receberam a 2ª dose, o que equivale a 8,47% da população do estado.

Em relação a primeira dose, o estado aparece em 7° entre os que menos aplicou. Conforme o levantamento, 750.502 foram vacinadas, o que corresponde a 21,28% da população.

Drauzio Varella faz alerta sobre a importância da vacinação contra a Covid-19

Importância da vacinação

A maioria das vacinas contra a Covid-19 testadas e já aprovadas necessitam de duas doses para conferir uma taxa de proteção aceitável.

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, ressaltou a importância da segunda dose de se vacinar contra a Covid-19, que é a forma mais eficaz de combater a pandemia.

Segundo o Gilberto, a segunda dose deve ser aplicada, mesmo que com atraso, para que a eficácia do imunizante seja garantida.

“Isso não quer dizer que a primeira dose perde a eficiência, mas é claro que é necessário concluir o cronograma com a segunda dose tão logo seja disponibilizada”, disse.

O alerta geral de cientistas do mundo inteiro, é: precisamos acelerar a aplicação das vacinas e aumentar a quantidade de doses disponíveis.

Estudo revela que a pandemia pode ser controlada com 75% da população vacinada

Fant

Quantidade ideal para controlar a pandemia

Cientistas apontam que só existe um caminho para controlar a pandemia: vacina para todos, e sem demora. Um exemplo disso é a cidade de Serrana, no interior de São Paulo.

Os efeitos da imunização em larga escala na cidade foram acompanhados durante quatro meses por pesquisadores do Instituto Butantan.

A pandemia em Serrana foi controlada após 75% da população ter sido vacinada, o que, consequentemente, resultou em uma queda de 95% no número de mortes.

Já em Mato Grosso a vacinação ainda é considerada lenta. Se continuar nesse ritmo, o estado só chegará ao percentual de imunização registrado em Serrana daqui a mais de um ano, isso porque em cinco meses de vacinação o estado atingiu 22,6% da população total.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90