8ª edição do Vinhos de Portugal é impulsionada pelo crescimento do consumo da bebida no país

Por Redação em 30/09/2021 às 11:58:06

Evento começa dia 16 e traz 33 talk shows que reúnem convidados brasileiros e produtores portugueses A 8ª edição do Vinhos de Portugal, realizada nos dias 16, 17, 23 e 24 de outubro, já está com ingressos à venda e chega ao país num momento em que o setor está bastante aquecido. De acordo com a pesquisa da Wine Intelligence, os consumidores de vinho no Brasil aumentaram de 32 milhões, em 2018, para 39 milhões, em 2020, elevando o país para a 14ª posição no mercado mundial. Segundo a pesquisa, o crescimento é progressivo e deve continuar nos próximos cinco anos. O estudo aponta que o hábito dos brasileiros de consumir vinhos aumentou durante a pandemia e que veio para ficar: cada vez mais pessoas se interessam pelo assunto. Por isso mesmo, esta edição do Vinhos de Portugal aposta em 33 talk shows com sommeliers, chefs, enófilos e jornalistas especializados no assunto.

Realizado pelos jornais O GLOBO, Público (de Portugal) e Valor Econômico em parceria com a Viniportugal, o Vinhos de Portugal 2021 traz mais de 600 rótulos e 66 produtores, sendo 25 estreantes no modelo digital. Os assinantes dos jornais O Globo e Valor Econômico têm 20% de desconto no evento e nos talk shows, que acontecem pelo segundo ano consecutivo de forma on-line em dois fins de semana. Os participantes poderão escolher ingressos com ou sem gift box, que inclui garrafa de vinho e alguns brindes. Os valores variam de de R$ 82 a R$ 1.060, e podem ser adquiridos pelo site sympla.com.br/vinhosdeportugal. A programação completa está em vinhosdeportugal2021.com.br.

O site, aliás, é uma plataforma única no Brasil, que reúne todos os produtores participantes do evento com vídeos, fotos e a lista de rótulos que serão abertos nesta edição. Há também o perfil dos convidados ilustres que conduzirão os 33 talk-shows, como os chefs Claude Troisgros, Jefferson Rueda, Bella Masano, Emmanuel Bassoleil e Marcelo Correa Bastos, a sommelière Cecilia Aldaz, os atores Thiago Rodrigues, Monique Alfradique e Mel Fronckowiak, e o jornalista Marcos Uchoa. Dessa vez, os bate-papos irão além das taças: eles falarão da vida em Portugal, de harmonizações e viagens. Oportunidade única para conhecer mais a produção portuguesa e receber em casa um ótimo vinho para degustação.

Luís Sottomayor e Pedro Baptista, enólogos dos vinhos mais famosos de Portugal: Barca Velha e Pêra Manca, estarão na abertura dos talk-shows junto com o chef Claude Troisgros. Haverá a participação especial do chef José Avillez. Eles prometem um bate-papo informal e divertido.

Como em outros anos, haverá provas gerais e premium comandadas por nomes como o Master of Wine Dirceu Vianna Junior, o crítico brasileiro Jorge Lucki, o diretor do jornal Público, Manuel Carvalho, a jornalista portuguesa Alexandra Prado Coelho e pelo brasileiro Pedro Ramos. Pedro é head sommelier do Alma, restaurante duas estrelas Michelin em Lisboa, e faz sua estreia no Vinhos de Portugal. Ao todo serão 17 provas ao longo dos quatro dias de evento.

O Vinhos de Portugal é realizado pelos jornais O GLOBO, Público e Valor Econômico em parceria com a Viniportugal, com a participação do Instituto do Vinho do Douro e do Porto (IVDP), apoio da Comissão Vitivinícola do Alentejo e da Comissão Vitivinícola de Setúbal, restaurante oficial Bairro do Avillez, rádio oficial CBN e projeto da Out of Paper.

SERVIÇO

Vinhos de Portugal 2021

Valores das provas:

R$ 109 (provas gerais e premium sem garrafa de vinho)

R$ 544 a R$ 880 (provas gerais com garrafas de vinho)

R$ 1.060 (provas premium com garrafas de vinho)

Valores dos talk shows:

R$ 82 (sem garrafa de vinho)

R$ 109 (com garrafa de vinho)

Informações e programação: vinhosdeportugal2021.com.br

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
Agro Noticia 728x90