PSDB identifica 26 mil tentativas de acesso de outros países e bloqueia votos do exterior nas prévias

Por Redação em 27/11/2021 às 15:26:24

Previsão é que resultado seja divulgado no início da noite. Votação eletrônica começou no último domingo (21), mas conclusão foi adiada por falha no aplicativo. PSDB espera encerrar hoje a votação para a escolha do candidato do partido à presidência da República

O PSDB informou na tarde deste sábado (27) que bloqueou 26 mil tentativas de acesso provenientes de outros países ao aplicativo de votação nas prévias do partido que escolherão o candidato da legenda a presidente da República. De acordo com a assessoria da sigla, somente dois filiados estavam no exterior habilitados a votar. Devido ao bloqueio, nenhum dos dois votará.

De acordo com a assessoria do PSDB, os bloqueios foram realizados por um Web Application Firewall (WAF), dispositivo de segurança de rede que monitora o tráfego de entrada e saída da rede e decide permitir ou bloquear acessos específicos de acordo com um conjunto de regras de segurança definidos pelo administrador da rede.

A votação eletrônica das prévias foi retomada às 8h deste sábado, para escolha do candidato do partido à Presidência da República. A votação começou no último domingo (21), mas a conclusão foi adiada em razão de instabilidade no aplicativo de votação dos filiados.

Estão aptos a votar 44,7 mil filiados, dos quais 8% conseguiram votar no último domingo. Até as 13h deste sábado, o partido informou ter contabilizado 19 mil votos.

A previsão é que a votação prosseguirá até as 17h. Três postulantes estão na disputa — os governadores Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP) e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto. A previsão da cúpula do partido é anunciar o resultado por volta das 19h, em Brasília.

O candidato que alcançar maioria absoluta dos votos válidos será o vencedor das prévias. Se nenhum obtiver essa maioria, os dois mais votados participarão de um segundo turno.

Suspeitas

O presidente do PSDB, Bruno Araújo, apontou suspeita de ações de hackers, que supostamente teriam contribuído para a pane que levou à suspensão da votação no domingo.

"Nós solicitamos uma auditoria forense. O vice-presidente do Jurídico do partido vai encaminhar à Polícia Federal para ser investigado", afirmou o presidente do partido, Bruno Araújo.

Segundo ele, empresas especializadas em segurança cibernética, técnicos dos três candidatos e a própria estrutura do partido estão processando a votação deste sábado e erguendo uma camada de proteção contra eventuais ataques.

Na sala de operações de segurança, há um auditor do PSDB, auditores dos candidatos, um auditor da empresa contratada e uma equipe que faz as defesas das tentativas de ataques.

Equipe na sede do PSDB que auxilia os filiados com dificuldades para votar

Pedro Henrique Gomes / g1

Aplicativos

O aplicativo utilizado neste sábado é o terceiro adotado nas prévias. O primeiro, usado no último domingo foi desenvolvido pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Na terça (23), o PSDB iniciou os testes de um outro aplicativo, desenvolvido pela empresa RelataSoft e, na quarta (24), informou que os resultados "não foram totalmente satisfatórios" e que faria testes com uma nova empresa.

A empresa escolhida para dar continuidade ao processo de votação neste sábado foi a BeeVoter (vídeo abaixo).

PSDB contrata nova empresa de tecnologia na tentativa de concluir prévias do partido

Segundo o presidente do partido, Bruno Araújo, a decisão foi tomada após o aplicativo ter resistido a uma prolongada carga horária de testes.

"A Beevoter foi submetida a um conjunto de carga horária de dezenas de dezenas de horas ao todo, somada os testes feitos pelo próprio partido, pela campanha de Eduardo Leite, João Doria e Arthur Virgílio", disse.

Prévias

Esta é a primeira vez que o partido recorre à realização de prévias para escolher o candidato ao Palácio do Planalto.

Ao g1, os coordenadores das prévias Marcus Pestana e José Anibal, além do presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, reconheceram que há divergências dentro da legenda e que as prévias são único caminho para a unidade ao partido.

No domingo, quando começou a votação, Bruno Araújo chegou a dizer que as prévias geram "racha", mas que o vencedor terá de "lamber as feridas internas" e unificar o PSDB.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90