Universidade Internacional da Paz, no DF, cria projeto para incentivar cuidados com meio ambiente

Por Redação em 22/09/2020 às 06:15:22

'Jardineiros da Terra' é convocação para autodesenvolvimento e despertar para ótica da 'ecologia profunda', diz reitor. Evento gratuito começa nesta terça-feira (22), pela internet. Atividades de relaxamento na Universidade Internacional da Paz (Unipaz), em Brasília

Unipaz/Divulgação

Na semana em que o Pantanal, a Amazônia e o Cerrado agonizam em meio a uma onda devastadora de incêndios, a instituição não-governamental Universidade Internacional da Paz (Unipaz), em Brasília, lança um projeto para incentivar os cuidados com o meio ambiente.

Com a iniciativa "Jardineiros da Terra", a Unipaz, fundada há 33 anos na capital, pretende manter viva a convocação para atitudes sustentáveis e de autodesenvolvimento. O evento é gratuito e será transmitido pela internet. O lançamento é nesta terça-feira (22), às 19h30.

Universidade da Paz, primeira da América Latina, comemora 30 anos de criação em Brasília; conheça

Chuva preta e dia escuro: as dificuldades que queimadas no Pantanal e na Amazônia podem levar a outras regiões

Na programação (veja detalhes abaixo), está prevista uma série de palestras que aproximam o público da chamada "ecologia profunda" – conceito que reforça a teoria da interconexão entre os seres vivos. Ao todo, serão seis encontros virtuais, até o dia 23 de fevereiro de 2021. Não é necessária inscrição prévia.

Bombeiros e brigadistas combatem fogo no Pantanal de MS

Chico Ribeiro/ Governo de Mato Grosso do Sul

Para o antropólogo e reitor da Unipaz, Roberto Crema, o encontro é uma "convocação para o autodesenvolvimento e para o despertar da humanidade".

"Sabemos que as soluções para questões ambientais não virão de cima, dos governos", diz Crema. "No momento, presenciamos um desgoverno planetário. As pessoas não estão cuidando do que é mais óbvio."

"A humanidade encontra-se em risco de extinção, e são poucos os estadistas que estão pensando na preservação, como faziam os povos originários, ancestrais."

5 pontos sobre as queimadas no Pantanal

Na visão do reitor, os cenários ambientais "são graves" e refletem a "falta de consciência e de responsabilidade". A jornada virtual, portanto, pretende colaborar com soluções para a devastação de ecossistemas, e o caminho, segundo o antropólogo, perpassa pela chamada "ecologia social".

"Precisamos criar uma massa crítica de pensamentos direcionados para uma ecologia do ser. A partir do mergulho interior podemos transferir isso para a ecologia social, sobretudo por meio da educação com uma virtude ecológica, que possa trazer possibilidades de restauração das terras devastadas."

Jardineiros da Terra

O encontro desta terça-feira (22) será voltado para a divulgação dos "quatros pilares" – citados na Carta da Terra, assinada na Eco 92: respeito e cuidado da humanidade à vida; integridade ecológica; justiça social e econômica; e democracia, não violência e paz.

Até fevereiro, a iniciativa deve abordar os seguintes temas:

22 de setembro: Carta da Terra (lançamento)

20 de outubro: Respeitar e Cuidar da Comunidade

24 de novembro: Integridade Ecológica

15 de dezembro: Justiça Social e Econômica

26 de janeiro de 2021: Democracia, Não Violência e Paz

23 de fevereiro de 2021: Novos Rumos, Novos Tempos

Estrada de acesso à Unipaz, no Park Way, em Brasília

Marília Marques/G1

"Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas para a importância de cuidar do nosso jardim: a Mãe Terra. Não apenas do jardim que muitos entendem, com árvores, arbustos e flores. É todo o planeta Terra, com suas águas, todas as criaturas e manifestações de vida que existem nele", explicou a pró-reitora de Meio Ambiente da Unipaz, Regina Fittipaldi, idealizadora do projeto.

Inscrições

As inscrições para o Jardineiros da Terra estão esgotadas para quem deseja receber o certificado. O documento vale apenas para os já inscritos – com a confirmação de presença antes do evento.

A participação, por meio de perguntas, também será restrita a esse grupo. Segundo a universidade, durante a transmissão pelo YouTube, não será possível a interação com o público.

Programe-se:

Jardineiros da Terra

Quando: lançamento no dia 22 de setembro

Horário: 19h30

Como assistir: pelas redes sociais da Unipaz

Inscrições: devem ser feitas a cada encontro. Acesse aqui.

Evento gratuito.

VÍDEOS: incêndios no Pantanal

Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90