Ibovespa sobe em busca de recuperação após perdas recentes

Por Redação em 11/01/2022 às 11:30:22

Investidores avaliam dados de inflação e cenário macroeconômico para 2022 O dia de menor aversão ao risco nos mercados globais ajuda o Ibovespa a ensaiar um movimento de recuperação no pregão desta terça-feira, após a queda firme observada no dia anterior. Mesmo assim, os dados de inflação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro, piores do que o esperado pelos investidores, limitam o espaço de recuperação das ações locais.

Perto das 11h, o Ibovespa operava em alta de 0,50%, aos 102.455 pontos. Segundo os analistas técnicos da Ãgora, o índice conseguiu fechar o dia próximo do suporte dos 102 mil pontos no dia anterior, mas, de toda forma, permanece pressionado no curto prazo.

"A média móvel de 500 dias está passando hoje aos 98,5 mil pontos, nível cuja perda poderia acionar o stop loss dos grandes players, gerando ainda mais volatilidade. Do lado superior, para retomar a alta, o Ibovespa precisaria vencer a resistência na linha dos 109,4 mil pontos", afirmam.

Os agentes financeiros também avaliam o IPCA do mês de dezembro, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda que a alta de 0,73% na comparação com o mês de novembro não tenha sido muito maior do que o 0,65% previsto pelo mercado, a aceleração na média dos núcleos e a piora na difusão do indicador reforçam as expectativas de juros mais altos por mais tempo no país.

"Além do nível elevado, continuamos assistindo a um processo de disseminação das pressões inflacionárias, particularmente forte nos preços dos bens industriais (1,41%). Como resultado, os núcleos de inflação registraram novas altas, com a média das medidas de núcleo atingindo 0,97% (7,37% em 12 meses)", afirma o economista-chefe do Opportunity Total, Marcelo Fonseca.

"O resultado de hoje sugere que o Banco Central ainda tem um trabalho enorme à frente para garantir a convergência da inflação de volta às metas. Acreditamos que o BC deverá elevar a taxa Selic novamente em 1,25 ponto percentual na reunião do mês de fevereiro, encerrando o ano por volta de 12%. Não vislumbramos cortes de juros em 2022”, diz.

Apesar do cenário macroeconômico desafiador, ações que já sofreram perdas expressivas em 2022 exibem uma recuperação na sessão de hoje, corrigindo parte do excesso dos últimos dias. Assim, os papéis da Petz ON sobem 3,57%, as units do Banco Inter avançam 3,40%, e Lojas Americanas PN ganha 2,95%.

Em outro vento favorável para as ações locais, a interrupção de parte da produção de minério e aço no Brasil devido às condições climáticas impulsiona os preços das commodities metálicas. Somado ao fator doméstico, a expectativa de maior demanda do mercado chinês também dá força aos metais básicos.

Assim, o setor de siderurgia e mineração é destaque no pregão, acompanhando a alta de 3,2% no minério de ferro no porto chinês de Qingdao. Usiminas PNA avançava 4,42%, CSN ON operava em alta de 2,53% e CSN Mineração tinha ganhos de 2,58%. Gerdau Metalúrgica PN subia 2,27%, Gerdau PN registrava valorização de 2,25% e Vale ON ganhava 1,13%.

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
Agro Noticia 728x90