MDB não integrará federação partidária em 2022, diz Baleia Rossi

Por Redação em 03/03/2022 às 20:26:48

Presidente nacional da sigla anunciou nesta quinta (3), em redes sociais, que partido vai priorizar a construção de uma candidatura Ășnica dos partidos de centro ao PalĂĄcio do Planalto. O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi (SP), anunciou nesta quinta-feira (3) que a sigla não vai compor uma federação partidĂĄria (associação de duas ou mais siglas para atuar de forma unitĂĄria por, no mĂ­nimo, quatro anos) nas eleições de 2022. A pré-candidata do partido à PresidĂȘncia da RepĂșblica é a senadora Simone Tebet (MS).

O MDB chegou a iniciar negociações para compor uma federação com o União Brasil e o PSDB. O desejo de construir uma candidatura alternativa a Jair Bolsonaro e Lula jĂĄ havia sido apresentado pelos trĂȘs dirigentes dos partidos que defendiam a necessidade de uma "nova força polĂ­tica" capaz de moderar radicalizações.

Em fevereiro, durante um encontro dos dirigentes das siglas, Rossi afirmou que as tratativas seguiriam até março.

O presidente nacional do MDB publicou a decisão do partido de não compor uma federação nesta quinta-feira (3) em suas redes sociais. Rossi disse também que a deliberação foi comunicada a todos os senadores, deputados e diretórios do partido no paĂ­s.

"Na condição de presidente nacional do MDB, comuniquei aos diretórios estaduais, senadores e deputados que o nosso partido não farĂĄ nenhuma federação para as eleições de 2022", escreveu.

Rossi afirmou ainda que manterĂĄ "as conversas com os partidos do centro democrĂĄtico para a construção de uma candidatura Ășnica à PresidĂȘncia da RepĂșblica".

O presidente nacional do MDB disse também que o partido "seguirĂĄ na defesa da capacidade e viabilidade do nome da senadora Simone Tebet" e que marcarĂĄ uma nova conversa com os dirigentes do União Brasil e PSDB.

Pré-candidaturas

O PSDB e MDB jĂĄ tĂȘm pré-candidatos à PresidĂȘncia: o governador de São Paulo, João Doria, e a senadora Simone Tebet (MS), respectivamente. A candidata do MDB oficializou a pré-candidatura à PresidĂȘncia em dezembro do ano passado e tem mantido conversa com especialistas em economia e projetos sociais.

O presidente nacional do PSDB, Bruno AraĂșjo, havia adiantado que as duas candidaturas seriam submetidas ao grupo, que avaliaria qual teria melhores chances de vencer.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90