'Fechem céu da Ucrânia', mesmo sem sinal verde da Otan, apela ex-primeira-ministra a aliados

Por Redação em 06/03/2022 às 20:33:23

A ex-primeira-ministra da Ucrânia, Yulia Tymoschenko, em entrevista para a rede BBC, apelou para que países aliados de Kiev fecharem o céu da Ucrânia, mesmo “sem permissão” da Aliança do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O pedido significaria a criação de uma zona de exclusão aérea sobre o território ucraniano. Ela disse que as sanções impostas por parte da comunidade internacional contra a Rússia, em razão da invasão do território ucraniano, são “importantes”. Mas argumentou que seu país precisa de mais ajuda. “Esse socorro é fechar o céu da Ucrânia”, acrescentou.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vem solicitando à Otan decretar uma zona de exclusão aérea na Ucrânia. A aliança, porém, disse que não tomaria essa atitude. Caso o céu ucraniano seja “fechado” pela Otan, os 30 países da organização poderiam abater aviões russos.

Imagem de satélite mostra carros esperando para cruzar a fronteira da Ucrânia para a Hungria; ucranianos pedem que céu seja fechado

Planet Labs PBC via AP

O secretário-geral da aliança militar, Jens Stoltenber, disse que na sexta-feira (4) que a Otan não entraria em solo ou céu ucraniano, pois isso poderia levar a uma guerra total na Europa. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse no sábado (5) que a tentativa de Kiev de buscar ajuda direta da Otan no conflito não está ajudando nas negociações para o fim dos combates.

A ex-primeira-ministra da Ucrânia, por sua vez, argumentou que o fechamento do espaço aéreo do país poderia ser feito por uma coalizão de países aliados, sem necessidade de aprovação da Otan. Ela também pediu o envio de tropas das Nações Unidas para a Ucrânia e a disponibilização de sistemas antiaéreos mais modernos.

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
Agro Noticia 728x90