Lockdown na China afeta laboratórios das brasileiras Multilaser e Positivo

Por Redação em 14/03/2022 às 19:27:22

Shenzen é polo mundial de produção de componentes eletroeletrônicos. Empresas brasileiras têm laboratórios de validação e testes de componentes na cidade O novo “lockdown” decretado pelo governo chinês na cidade de Shenzen, polo mundial de produção de componentes eletroeletrônicos, a partir desta segunda-feira (14) até o dia 20, para conter o avanço de casos de covid-19, também engloba operações de empresas brasileiras, como Multilaser e Positivo, que possuem laboratórios de validação e testes de componentes na cidade.

“Reforçamos que o bloqueio é de apenas uma semana e que estamos trabalhando para reduzir qualquer impacto que possa ser gerado pela paralisação temporária”, disse a Multilaser, em nota, ao Valor.

A empresa tem 70 funcionários na cidade e é parceira de fabricantes locais como a TCL. A companhia informou que o fechamento envolve restaurantes, transportes, empresas e fábricas, que ficarão obrigatoriamente paradas na área de Shenzhen ou com colaboradores atuando em home office, exceto companhias de energia, água, gás e fornecimento de alimentos. Além disso, todos os residentes de Shenzhen deverão fazer testes diários de covid-19, no período de lockdown.

Procurada pelo Valor, a Positivo Tecnologia, que conta com 11 funcionários no escritório de Shenzen, preferiu não comentar o assunto. A medida de isolamento do governo chinês deve durar uma semana inicialmente, e afeta operações de fábricas como a da Foxconn, principal fornecedor da Apple, no mundo.

Grandes multinacionais de tecnologia chinesas que atuam no Brasil, como Huawei e Lenovo, terão de seguir os protocolos de isolamento.

A Huawei tem sua sede global localizada em Shenzen e é dona da HiSilicon, uma das maiores desenvolvedoras de componentes da China, na mesma cidade.

“Os negócios da Huawei estão funcionando normalmente e seguem as instruções anticovid do município de Shenzhen”, disse a companhia em nota. A empresa ressalta que sua produção não será afetada já que sua fábrica está localizada em Dongguan, a 62 quilômetros de Shenzen.

A fabricante de computadores Lenovo possui dois edifícios de pesquisa e desenvolvimento em Shenzen. Procurada, a empresa não retornou até a publicação desta notícia.

Lockdown em Shenzen, na China, para conter nova onda de covid-19

Chinatopix Via AP

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
Agro Noticia 728x90