Primeiro debate em Campinas da eleição 2020 reúne 9 candidatos a prefeito por duas horas na TV

Por Redação em 02/10/2020 às 04:23:21

Band Campinas reuniu Alessandra Ribeiro (PCdoB), André von Zuben (Cidadania), Artur Orsi (PSD), Dário Saadi (Republicanos), Delegada Teresinha (PTB), Dr. Hélio (PDT), Rafa Zimbaldi (PL), Pedro Tourinho (PT) e Wilson Matos (Patriota). O primeiro debate eleitoral de Campinas (SP) em 2020 reuniu nove candidatos a prefeito na TV Band nesta quinta-feira (1º). O evento começou às 22h30, durou cerca de duas horas, e terminou na madrugada de sexta (2).

Como medida de prevenção ao novo coronavírus, todos os candidatos e o jornalista que conduziu o debate, Valter Sena, usaram máscaras, e não houve plateia. O número de assessores também foi limitado, segundo a emissora.

Conheça todos os candidatos a prefeito de Campinas

Veja o resumo e acesse o plano de governo dos candidatos

O debate foi organizado em cinco blocos, sendo que em três os candidatos fizeram perguntas entre si, com direito a réplica e tréplica. No primeiro bloco a emissora realizou a mesma pergunta a todos e, no último, os político fizeram as considerações finais.

Alessandra Ribeiro, Dario Saadi e Rafa Zimbaldi responderam quatro perguntas cada, contando a primeira feita pelo jornalista. Artur Orsi, André Von Zuben, Dr. Hélio e Wilson Matos responderam três, enquanto Delegada Teresinha respondeu duas e Pedro Tourinho, uma.

Como os candidatos puderam escolher para quem fazer perguntas, o G1 selecionou uma das propostas apresentada por cada participante e as considerações finais na íntegra. Veja abaixo, em ordem alfabética.

Alessandra Ribeiro (PCdoB)

Candidata a prefeita de Campinas Alessandra Ribeiro (PCdoB) durante debate da Band

Reprodução/TV Bandeirantes

Habitação - "Para resolver esse índice tão grande de [falta de] moradia, mais do que falar de investimento sem recurso, nós vamos fazer levantamento de todos os prédios, de todos os espaços que podem ser desenvolvidas propostas de construção de moradia social, não só PPP, mas com cooperativa populares de construção e habitação... mais do que isso, nós também vamos fazer o fortalecimento das cooperativas, reorganizar os mutirões nos bairros para que a Cohab e a Secretaria de Habitação possam fazer um trabalho de implementação de moradia com a população. A minha candidatura se dá porque eu quero pelo menos conseguir efetivamente fazer uma nova gestão municipal com a participação da população."

Considerações finais - "Povo de Campinas, primeiramente eu quero agradecer esse momento histórico de hoje, essa oportunidade de termos um de nós que saiu das bases, podendo pensar e dialogar sobre nosso município. Se hoje sou uma doutora em urbanismo, se tenho uma experiência internacional a partir da Casa de Cultura Fazenda Roseira é porque tive a presença e a oportunidade de caminhar de mãos dadas com vocês. A experiência se vem de oportunidades, se a cidade não se oportunizar ser gestada de uma mulher do povo, para saber como isso se daria, nós teremos sempre os mesmos e sempre continuaremos sendo índices, e não atores, agentes da transformação. Não quero mais o povo de Campinas como objetivo, 'vamos fazer para o povo porque o povo precisa'. Eu quero fazer com você, junto com o povo, porque o povo está na universidade, na ciência, na tecnologia, na grande empresa, no campo, na agricultura, as pessoas estão em todos os lugares, as pessoas que fazem um município, e elas estão em todos os lugares. E é com todas essas pessoas que conto com seu apoio."

André von Zuben (Cidadania)

Candidato a prefeito de Campinas André von Zuben (Cidadania) durante debate da Band

Reprodução/TV Bandeirantes

Saúde - "Primeiro, as consultas serão com hora marcada porque isso é importante e outras cidades já fazem. Segundo, nós teremos muito mais ambulância do Samu distribuídas por toda cidade pra ter mais agilidade no atendimento de urgência e emergência. E nós iremos contratar os serviços de hospitais privados, assim como eu fazia quando era diretor no plano de saúde, e assim como deve ser, porque você não pode esperar ter toda a infraestrutura necessária quando aquela família está lá, precisando de atendimento. Nós vamos ter a possibilidade de ser atendido também nos hospitais particulares. Porque assim, sem ter que construir novos equipamento, a gente garante uma qualidade de saúde."

Considerações finais - "Minhas amigas e meus amigos, eu sinto que a vida me preparou pra ser prefeito de Campinas. Porque, desde muito jovem, eu sempre me preocupei com as pessoas, e procurei ajudar a melhorar a vida daqueles que mais precisam. Tive sempre uma possibilidade de ter experiências de gestão. Tanto gestão na iniciativa privada, quanto de gestão na iniciativa pública. Por isso eu posso dizer com muita segurança que todas as propostas que vamos apresentar, que estamos apresentando, eu tenho condições de implementá-las como prefeito porque temos experiência para governar a cidade. Nós elaboramos um plano com propostas concretas para Campinas. Foi um plano feito com muito carinho. Nós ficamos seis meses fazendo reuniões por temas, divididos dos principais temas da cidade, onze grupos discutiram, mais de 120 reuniões. Ou seja, não é um plano feito de um dia para o outro. E aí eu convido você a entrar no nosso site, para vocês conhecerem um pouco mais da minha história, para você conhecer mais detalhes do nosso plano de governo, e também nas nossas redes sociais, pra gente poder fazer um debate permanente. Eu queria dizer pra vocês que eu preciso do seu voto para pode fazer em prática essas propostas que nos estamos apresentando. Eu convido vocês: vamos governar juntos, vamos fazer a mudança que Campinas quer. A mudança tem que ter coragem e nós temos coragem pra mudar."

Artur Orsi (PSD)

Candidato a prefeito de Campinas Artur Orsi (PSD) durante debate da Band

Reprodução/TV Bandeirantes

Gestão pública - "Nós vamos acabar com esses 2 mil cargos em comissão que geram uma demanda, um custo de R$ 60 milhões de reais por ano na prefeitura. Vamos investir na saúde, vamos investir em creche, porque temos a falta hoje de 8 mil vagas em creche na cidade. Nós vamos levar creche para todas as mães, para todas as crianças para que as mães possam trabalhar. E tem muitas outras coisas boas, as privatizações. Nós vamos privatizar empresa pública que não funciona. Com exceção da Sanasa, que tem um corpo de funcionários muito bom e nós vamos recuperá-la e implantar a auditoria interna."

Considerações finais - "Eu sei que toda população está cansada da política, de falsas promessas. Eu não precisava ser candidato a prefeito, e não quero ser candidato para estar no meio de esquemas, ou para ter que adequar partidos políticos apoiando, para ter tempo de televisão, para depois oferecer cargos ou secretarias. Vamos fazer o que é preciso. Meu pai nasceu aqui, eu nasci aqui e meus filhos nasceram nessa cidade e se tem uma coisa que me emociona é minha família, são meus filhos. Eu quero deixar um legado para eles, quero deixar uma cidade melhor para eles, e para quem quer mudar o futuro tem que assumir responsabilidade. Eu quero ser prefeito para fazer tudo aquilo que nos últimos 20 anos essa cidade não conseguiu fazer, seja pelas gestões desastrosas que Campinas teve por causa dessa amarração política, vamos destravar essa amarração, vamos acabar com esse sistema político viciado. Está na hora da gente dar um cavalo de pau nesse sistema, está na hora da gente fazer a coisa certa. A mudança que o povo e a população de Campinas quer e precisa. Ninguém aguenta mais 'cabidão' de empregos, contratos superfaturados, ninguém aguenta mais uma cidade que não tem investimentos porque tem o custo Campinas mais alto do Brasil. É isso que nós vamos fazer".

Dário Saadi (Republicanos)

Candidato a prefeito de Campinas Dario Saadi (Republicanos) durante debate da Band

Reprodução/TV Bandeirantes

Saúde - "Nós vamos recolocar e repor os médicos e profissionais que estão faltando. Além disso, nós vamos colocar pra funcionar o Hospital da Mulher que vai ser licitado nos próximos dias. Nós vamos trazer a telemedicina para o SUS Campinas como já existe em São Paulo, que eu visitei mais de uma vez, que vai agilizar muitos processos. Além disso nós vamos trabalhar com o governo do estado para trazer mais duas AMEs para Campinas."

Considerações finais - "Quero agradecer o Grupo Bandeirantes pela realização desse debate que considero muito importante par que o eleitor possa escolher e comparar os candidatos. Essa comparação é algo natural, a gente quando vai comprar algo no mercado, você compara produtos antes de escolher. A pandemia nos trouxe tantas incertezas que nós precisamos tomar cuidado para não escolher alguém despreparado ou algum aventureiro. Podem comparar meu histórico de realizações para a cidade de Campinas, a minha capacidade de gestão, a minha experiência com a dos demais candidatos. Eu estou pronto para garantir o que deu certo e mudar o que for preciso. Nós estamos construindo um plano de governo que vai retomar Campinas no pós-pandemia, nós vamos reestruturar o sistema de saúde com a contratação dos médicos e profissionais que estão faltando. Nós vamos também colocar em funcionamento o hospital da mulher e junto com o Hospital de Amor que foi feito há alguns anos, ter um complexo de atendimento à mulher, uma homenagem nossa ao Outubro Rosa. Teremos também parceria do governo do estado para ter mais duas AMEs. É o que eu disse, eu estou pronto para Campinas, nós vamos garantir o que está dando certo e mudar o que for preciso. Me acompanhe aí nas redes sociais."

Delegada Teresinha (PTB)

Candidata a prefeita de Campinas Delegada Teresinha (PTB) durante debate da Band

Reprodução/TV Bandeirantes

Educação - "Nós precisamos reativar as naves mães criada pelo Dr. Hélio, porque ali o horário noturno pode ser implantado. Eu pretendo implantar o turno noturno para as creches para as mães que trabalham fora. Eu pretendo criar a "vovó crecheira". Aquela vovó que fica em casa, que não tem dinheiro pra comprar mistura, pode sim ter uma "Bolsa Vovó" pra cuidar do filho. Minha mamãe cuidou dos meus filhos, e isso faz toda diferença. Quero dizer ao senhor que vou implantar a lei da Parceria com Escolas Privadas, mas pagando um preço justo porque criança pobre, Doutor Dário, vale o mesmo que criança rica. Eu sou mulher, mãe e vó, eu sei o que é uma criança sem creche.".

Considerações finais - "Eu quero dizer a vocês que são 35 anos de vida pública ilibada. Puxem a minha capivara e vocês não acharão nenhum crime. Porque eu sou uma mulher , que trabalho, determinada, focada e, sim, não preciso da política pra viver. Pouco me chamaram aqui pro debate. Talvez seja medo, normal, alguns políticos que aqui estão usavam fralda quando eu caçava bandido na rua. Que tenham medo. Nós teremos oportunidade de mostrar nosso trabalho. Quero agradecer a minha equipe , quero agradecer ao meu vice, Coronel Soto. Quero agradecer o apoio dessa população que me abraça. Todo mundo conta uma história da Delegada Teresinha nessa cidade. Quero dizer a vocês que o povo tá gritando lá fora: "não aguento mais ônibus lotado. Não aguento mais desemprego". O desempregado é um morto vivo. Precisamos cuidar das famílias. Quero dizer a vocês que o respeito que a população me tem é a resposta àqueles que só me atacaram. E, gente, muito obrigada a todos vocês. A cada abraço, a cada sorriso, a cada estimulo para eu encarar isso daqui. Porque não é fácil. Somos apenas duas mulheres no meio desses homens. A grande maioria com ligações com outros políticos: Doria, Jonas, e outros que eu não preciso citar aqui. Vamos mudar Campinas definitivamente, nem que pra isso seja necessário uma mulher."

Dr. Hélio (PDT)

Candidato a prefeito de Campinas Dr. Hélio (PDT) durante debate da Band

Reprodução/TV Bandeirantes

Saúde - "Quero dizer que em épocas de Covid-19, apresentar um programa que possa fazer com que a gente salve vidas humanas. O hospital e a saúde estão precarizados, mas é necessário retomar a presença dos agentes de epidemia, 'né'? Os agentes comunitários, que na minha época eram 600 da epidemiologia e [depois] foram dispensados, fazendo de casa a casa, estabelecer contato com paciente para prevenir a piora desse paciente com Covid-19. Há necessidade de fortalecer Pronto-socorros e hospitais e UTIs e preparar gente especializada para atender. Não é todo médico que sabe, numa UTI, salvar vidas. Eu quero dedicar esse pouco tempo que tenho de vida para poder fazer com que a saúde seja respeitada e principalmente, a vida humana."

Considerações finais - "Quero, em primeiro lugar, já pedir desculpa por ter citado o nome de um ex-prefeito para seu filho, mas eu não posso deixar de registrar a história da maior corrupção de Campinas, que foram os precatórios, que pegaram dinheiro de precatórios para pagar empreiteiras. Dizer que o Rafa relatou meu ato de participação em corrupção. Ora! Você, como presidente [da Câmara], sepultou uma CPI do partido que aí está, do grande roubo do Hospital Ouro Verde, da merenda escolar e tanto outros. Eu quero dizer que vim para colocar a minha experiência, dar muita prioridade à questão da sobrevivência das pessoas, buscar com que a classe média se sinta com esperança e poder trabalhar defendendo a igualdade e a tolerância de negros e negras, de jovens contra a violência urbana, do respeito e tolerância a comunidade LGBT, e com isso trazer uma esperança calcada na solidariedade, com trabalho com as ONGs, com relação e diálogo com as forças da sociedade civil, com setores vivos que empregam e trazer de volta aquelas experiências que possam dar bons resultados e muito emprego."

Pedro Tourinho (PT)

Candidato a prefeito de Campinas Pedro Tourinho (PT) durante debate da Band

Reprodução/TV Bandeirantes

Saúde - "O fato é o seguinte: de fato a gente precisa mudar essa cidade. Mudar essa cidade a gente faz com quem construiu ao longo de oito anos um projeto alternativo, diferente, que tem claramente um compromisso com uma cidade mais humanizada, com uma saúde que de fato cuida no tempo que as pessoas precisam e com educação para todos e todas."

Considerações finais - "Amigos e amigas que estão acompanhando, povo de Campinas. Quero convidar a todos e todas para que a gente se permita deixar a esperança entrar no coração de cada um e cada uma. O que nós vimos aqui, a tabelinha que nós vimos entre os candidatos do Jonas, ela alimenta no coração das pessoas a desesperança, o descrédito na política, mas não é disso que nós somos feitos, não é isso que vai mudar a cidade, não é isso que vai devolver para Campinas as condições para proteger e cuidar das pessoas. É um momento difícil, todo mundo sabe que está faltando comida na mesa, que o arroz está caro, que o ônibus está caro, que a vida não está fácil. Quando foi que sua vida de fato melhorou? Quando foi que a gente viveu com dignidade? Quando foi que nós vimos as pessoas serem respeitadas e terem a perspectiva real de verem seus filhos estudarem? Eu quero convidar vocês a virem comigo construir esse processo. Nós temos uma linda parceria com o PSOL. O PT e o PSOL estiveram oito anos na oposição ao prefeito Jonas Donizette e juntos nós temos todas as condições de apresentar o verdadeiro projeto que vai mudar Campinas e fazer da nossa vida uma vida melhor e mais digna."

Rafa Zimbaldi (PL)

Candidato a prefeito de Campinas Rafa Zimbaldi (PL) durante debate da Band

Reprodução/TV Bandeirantes

Impostos - "O IPTU, realmente o IPTU está alto, e o nosso compromisso é fazer uma revisão na planta genérica do IPTU porque nós vamos atrair novas empresas na geração de emprego e renda. Economicamente, a cidade de Campinas precisa ser recuperada e nós temos esse compromisso com a população de Campinas. Exatamente para recuperar a cidade, nós vamos reconstruir a cidade juntos, com a população. Gestão pública não se faz em gabinete com ar condicionado, gestão pública se faz ouvindo a população e vivenciando a dificuldade da população."

Considerações finais - "Valter Sena, quero agradecer a Rede Bandeirantes, agradecer a todos aqui. Me solidarizar mais uma vez com todos os familiares que foram vítimas do coronavírus aqui na cidade. Infelizmente a população tem sofrido, mais de 1,2 miil mortes. Eu quero dizer que nós tivemos pouco tempo para nossas propostas. Ficaram aqui muito mais focados em ataques, ataques inclusive na minha pessoa. Quero dizer que eu amo a minha cidade de Campinas. Foi aqui que nasci, foi aqui que cresci, a cidade que eu tenho orgulho. Portanto, você poderá acompanhar nossos trabalhos, as nossas propostas através dos programas eleitorais e também através das nossas redes sociais. Dizer que nós vamos reconstruir a cidade de Campinas junto com cada população, junto com cada cidadão. São 1 milhão e 200 mil corações que estarão unidos nessa reconstrução da cidade de Campinas. Esse é o meu compromisso com a população de Campinas. A reconstrução passa por cada um de vocês. Nós vamos juntos virar essa página que a cidade tá passando. A pandemia encontrou uma cidade muito fragilizada, seja na saúde, seja na educação. E nós queremos juntos fazer uma gestão pública humanizada e planejada para toda população. Por isso eu quero aqui pedir o seu voto. Nosso número é o número 22. Eu peço o seu voto e peço também as suas orações."

Wilson Matos (Patriota)

Candidato a prefeito de Campinas Wilson Matos (Patriota) durante debate da Band

Reprodução/TV Bandeirantes

Gestão - "A minha ideia inicial é inovar e renovar essa cidade com tudo que eu aprendi no exterior, começando pela transparência. Eu acho que as licitações são muito "inclaras", e daí começam os problemas da cidade. Acredito que uma gestão inovadora é uma gestão limpa, honesta, e também temos que dar a oportunidades para as nossas universidades serem os gestores, as OS [organizações sociais] responsáveis pelos hospitais. O que eu quero propor para a cidade é algo inovador, que faltou em décadas dessa cidade, que foi a transparência, pensar um pouquinho com a população."

Considerações finais - "Nós tivemos aqui quase duas horas de debate e nenhum candidato focou, falou sobre o nosso maior problema hoje, que é a economia dessa cidade. O que nós temos aqui são políticos de profissão. Eu sou o único empresário que sentiu na pele a dor da cidade, com a experiência internacional para retomar a economia dessa cidade, eu sou o único. E sou o único também que sentiu na pele a dor e o sofrimento da população na periferia. Eu convido todos vocês a visitarem a ONG no Oziel que leva o nome da minha mãe. Sim, vocês vão ter que pisar no barro, vão ver o saneamento básico que não existe, a falta do asfalto. Tudo que vocês prometeram, estão prometendo aqui e não cumpriram durante a sua gestão, eu os convido. Venham conhecer. Também fui bem claro na minha postura de líder. Eu abri mão do meu salário se eu for prefeito dessa cidade. Quem de vocês já abriu mão por algo dessa cidade? Eu trouxe meus filhos dos Estados Unidos pra estudar em escola pública porque não sou hipócrita, se eu estou falando que vou dar escola de primeira linha, eu vou ter meu filhos na escola pública. Quem de vocês já tomou essa atitude aqui? Vote 51, Wilson Matos."

Funciona Assim - eleições

Veja mais notícias da região no G1 Campinas

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90