TSE renova tira-dúvidas sobre eleições no Whatsapp

Por Redação em 05/04/2022 às 15:11:24

Objetivo é promover o acesso a informações relevantes sobre o processo eleitoral O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai oferecer novamente neste ano o chatbot, assistente virtual criado em parceria com o WhatsApp dois anos atrás, para promover o acesso a informações relevantes sobre o processo eleitoral.

A principal inovação na versão 2022 da ferramenta lançada na segunda-feira é que o “Tira-Dúvidas do TSE”, como é conhecido o robô virtual, permitirá mais interação com o Tribunal por meio do canal. O objetivo, segundo o TSE, é aumentar o número de usuários cadastrados para receber checagens sobre notícias falsas, bem como oferecer informações sobre serviços da justiça eleitoral e aprimorar a navegabilidade para os usuários.

Para conversar com o assistente virtual, é preciso adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à sua lista de contatos do WhatsApp. Isso também pode ser feito por meio do link: wa.me/556196371078. Depois, basta mandar uma mensagem para o assistente virtual e começar o diálogo.

“Além de ser um importante avanço no enfrentamento da desinformação, a parceria com o WhatsApp facilitará o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral. Este ano, uma das novidades é que o chatbot deverá enviar mensagens proativas aos eleitores para que aprendam a lidar com as notícias falsas disseminadas durante o processo eleitoral”, afirmou o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, por meio de nota.

O chatbot possui um menu de 16 tópicos até o momento, com assuntos de interesse do eleitor que vão desde informações sobre como tirar ou regularizar o título, as principais datas do calendário eleitoral de 2022 até como verificar o local de votação. Respostas às perguntas mais recebidas pela Justiça Eleitoral também integram as funcionalidades disponibilizadas no bot.

O assistente virtual também oferece um serviço voltado exclusivamente ao esclarecimento de notícias falsas envolvendo o processo eleitoral brasileiro: o “Fato ou Boato?”. Ao selecionar o tópico, o usuário pode acessar alguns conteúdos desmentidos por agências de checagem de fatos como AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere.

Anton/Pexels

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
Agro Noticia 728x90