Criador do Orkut retoma site da rede social e promete novidades

Por Redação em 28/04/2022 às 11:36:17

A retomada vem em um momento em que as mídias sociais passam por mudanças relevantes, como no caso da venda do Twitter para o bilionário Elon Musk O criador do Orkut, Orkut Büyükkökten, reativou o site da antiga rede social -- muito famosa em meados dos anos 2000 -- e deixou uma mensagem enigmática, em que promete novidades "em breve". A retomada vem em um momento em que as mídias sociais passam por mudanças relevantes, como no caso da venda do Twitter para o bilionário Elon Musk. Elas também estão sob o escrutínio dos reguladores, em especial, da União Europeia.

LEIA MAIS:

Elon Musk e o mistério de US$ 21 bilhões na compra do Twitter

Foi no Twitter que Elon Musk virou Elon Musk

Fortuna de Musk encolhe US$ 40 bilhões, quase o valor a ser pago pelo Twitter

"Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!", escreveu Büyükkökten.

O fundador do Orkut não dá muitas pistas do que está por vir, mas, há dez anos, durante o auge da rede social, ele conseguiu o feito de reunir 300 milhões de usuários. É bom lembrar que, em países como o Brasil, grande parte da população não tinha celular com internet. O acesso, portanto, era feito pelo computador.

Para efeito de comparação, o número de usuários diários da Meta, dona do Facebook, WhatsApp e Instagram, ao fim de março foi de 1,96 bilhão, o que representa um aumento de 4% em relação ao mesmo período de 2021. Mas em 2022 boa parte dos usuários se conectam via celular -- em especial, para acessar o WhatsApp.

No Orkut, as pessoas tinham seus perfis (com fotos, como no Instagram), mas a lógica da rede social era criar e participar de comunidades, ou seja, de grupos com interesses em comum. Assim, desconhecidos se uniam em torno de um tema. Também era possível deixar recados para outros usuários e, assim, estabelecer uma conversa, como no Facebook.

O Google comprou a rede social em 2008 e anunciou o fechamento em 2014. Com isso, o endereço foi devolvido a Büyükkökten, segundo o site Nexo. A ver o que vem por aí.

Orkut

Reprodução

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
Agro Noticia 728x90