Além de City e Liverpool na briga pelo título: o que está em jogo na última rodada da Premier League

Por Redação em 22/05/2022 às 02:43:14

Campeonato Inglês chega às últimas 10 partidas com "dérbi" por última vaga na Champions e briga contra o rebaixamento em aberto. Duelos serão realizados às 12h deste domingo Nada de rodada protocolar, cumprir tabela e coisas do tipo: o Campeonato Inglês 2021/22 chega à última rodada ainda com muitos elementos em jogo, incluindo o troféu de campeão. Todas as 10 partidas da 38ª jornada da Premier League serão realizadas neste domingo, às 12h (de Brasília), e os fãs da liga mais badalada do mundo terão que ficar de olho em diferentes partes da classificação: desde a disputa por um lugar na próxima Champions até a luta para escapar do rebaixamento.

Veja a tabela do Campeonato Inglês

O ge acompanhará ao vivo em Tempo Real os jogos Manchester City x Aston Villa e Liverpool x Wolverhampton, que definirão o campeão inglês da temporada.

City em vantagem na briga pelo título

No centro dos holofotes, obviamente, está a disputa pelo título. Travada quase desde o começo da temporada entre Manchester City e Liverpool, essa briga ainda chega em aberto nas partidas finais das duas equipes, que estão separadas por um ponto: o time de Pep Guardiola chega na liderança, com 90, e os Reds têm 89.

Kevin De Bruyne é eleito o melhor jogador da Premier League pela segunda temporada consecutiva

Pep Guardiola e Jürgen Klopp lado a lado: treinador comandam a maior rivalidade atualmente na Inglaterra

Getty Images

Desta forma, a equipe de Manchester tem a vantagem de depender apenas de si para assegurar mais um troféu, jogando basicamente pelo mesmo resultado que o Liverpool obtiver em sua partida. Na pior das hipóteses, o City pode até perder por quatro gols de diferença, caso os Reds apenas empatem - neste cenário, a decisão viria pelo saldo de gols, que hoje está em 96 x 91 para os Citizens.

A equipe de Jürgen Klopp, sendo assim, tem uma missão clara: vencer seu compromisso para chegar a 92 pontos e torcer para um tropeço dos comandados de Guardiola, que ficariam com 91 em caso de um empate. A promessa é das tradicionais cenas de torcedores dos dois clubes observando o outro jogo das suas próprias arquibancadas.

De Bruyne ao lado de Foden: dupla chega com prêmios individuais para o confronto final

Getty Images

As duas equipes podem ser campeãs jogando em casa. O Manchester City recebe em seu estádio o Aston Villa, de Philippe Coutinho e companhia. A equipe de Birmingham não tem mais objetivos na liga, estando na 14ª colocação, com 45 pontos - e vem de dois empates e uma derrota. O City, por sua vez, deixou escapar a oportunidade de chegar com uma mão e meia na taça ao empatar com o West Ham durante a semana.

A menos de 60 quilômetros da casa do City, o Liverpool contará com a força de Anfield para fazer sua parte e superar o Wolverhampton, que também não tem mais o que disputar, pois está sem chances de ir à Liga Conferência. O Wolves não vence há seis jogos, desde abril, enquanto o Liverpool está invicto há 17 partidas, desde março.

Salah e Mané são os astros do Liverpool, que busca a coroa quádrupla

Reuters/Lee Smith

"Dérbi" londrino por uma vaga na Champions

Um pouco mais abaixo, outra briga de "cachorro grande" também terá seu último capítulo. Tottenham e Arsenal chegam à rodada final ainda em uma disputa direta pela última vaga da Premier League na próxima Liga dos Campeões. E os Spurs chegam em vantagem neste "dérbi" londrino.

A equipe de Antonio Conte está com 68 pontos, enquanto os comandados de Mikel Arteta somam 66 - o Tottenham tomou a quarta colocação nesta reta final, quando venceu o confronto direto contra os Gunners por 3 a 0 e depois emplacou uma vitória sobre o Burnley. O Arsenal perdeu a chance de se garantir de volta na Champions com duas derrotas seguidas, a última para o Newcastle.

Foden é eleito o melhor jogador jovem da Premier League pelo segundo ano seguido

Tottenham de Harry Kane vem fazendo grande campanha sob o comando de Antonio Conte

Reuters

Agora, o Tottenham depende apenas de si: se vencer, jogará a Liga dos Campeões depois de duas temporadas afastado. O empate pode não ser suficiente, porque se o Arsenal conseguir uma vitória, ele fica com a vaga neste caso, por ter vantagem no saldo de gols: 47 a 40. Os Gunners, desta forma, precisam vencer e secar o grande rival.

Os Spurs jogarão fora de casa, mas têm à frente um adversário que não coloca tanto medo: o lanterna Norwich, rebaixado com antecedência. Os Gunners recebem o Everton, que se livrou do risco matemático de cair para a segunda divisão.

Após 77 dias, o Arsenal deixou o G-4 a uma rodada do fim da Premier League

Peter Powell/EFE

Manchester United ainda tem o que perder

E em termos de disputas europeias, há outras vagas em aberto. O Manchester United, por exemplo, ainda precisa garantir o mínimo que restou em uma temporada para lá de atribulada. A equipe, que não conseguiu ir à Champions, ainda tem que carimbar o lugar na Liga Europa, a segunda competição mais relevante do continente.

Cristiano Ronaldo e cia. estão na sexta colocação, com 58 pontos, mas ainda podem cair para sétimo - indo da Liga Europa para a Liga Conferência -, uma vez que o West Ham tem 56 pontos.

Cristiano Ronaldo com cara de lamento: Manchester United ainda precisa garantir ao menos a Liga Europa

Reuters

O United visitará o Crystal Palace, 13º colocado, e praticamente assegura a Europa League com um empate, pois tem oito gols a mais de saldo: 56 a 48. Porém, caso os Red Devils percam pela 12ª vez na competição, os Hammers conseguem ultrapassá-los se vencerem o Brighton, 10º, fora de casa.

Quem será o último rebaixado?

E para fechar o cardápio completo ainda há uma disputa na parte de baixo da tabela. Com Watford e Norwich já rebaixados, ainda há uma vaga na segunda divisão a ser preenchida, e duas equipes lutando para fugir dela: Burnley e Leeds.

Os dois times chegam à rodada final empatados com 35 pontos, mas o Burnley leva uma enorme vantagem no saldo de gols: -18 a -38. Com isso - descartada a bizarra hipótese de uma vitória de mais de 21 gols do Leeds -, a antiga equipe de Marcelo Bielsa precisa vencer e secar o adversário direto. O Burnley recebe o Newcastle, e o Leeds visita o Brentford.

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90