Em MT 86 mil pessoas ainda não declararam o Imposto de Renda

Por Redação em 27/05/2022 às 14:59:54

As declarações precisam ser entregues até terça-feira (31). Imposto de renda deve ser entregue até o dia 31 de maio

Governo Federal /Divulgação

Em Mato Grosso, 86 mil pessoas ainda não declararam o imposto de renda. Em todo o estado já foram feitas mais de 543 mil declarações, segundo a Receita Federal. Os documentos devem ser entregas até terça-feira (31).

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Para organizar a documentação, o ideal é contar com a ajuda de um contador, mas nem sempre isso é possível.

O auditor fiscal Yuiti Shimada explica que quando a declaração é simples, o site da Receita Federal possui um documento pré-preenchido para ajudar no processo. Já as declarações mais complicadas, é recomendado a ajuda de um profissional.

Conforme o auditor os erros mais comuns dos contribuintes são as despesas com os dependentes e as despesas médicas.

"Os erros mais comuns são os valores correspondentes a despesas com dependentes e também despesas médicas em que o valor nem sempre é aquele que consta nos nossos arquivos", disse.

Para os contribuintes que não conseguiram juntar as documentações, uma opção é fazer uma declaração temporária sujeita a retificação posterior dos registros.

"É preferível fazer uma declaração temporária porque a entrega fora do prazo resultará na multa de 2% do imposto devido sendo que o valor mínimo é de R$ 165, 50", contou.

As pessoas que deixarem de entregar as declarações, terão o Cadastro de Pessoa Física (CPF) suspenso que acarretará o impedimento de operação bancária.

De acordo com a Receita Federal, na terça-feira (31) inicia o pagamento da restituição do primeiro lote do imposto de renda.

O segundo será pago em 30 de junho, o terceiro, em 29 de julho e os demais em 31 de agosto e 30 de setembro.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90