Janones no g1 - trecho: 'Bolsonaro sabe que vai perder as eleições e está buscando um meio de justificar essa iminente derrota que está vindo'

Por Redação em 11/07/2022 às 18:45:45

Nesta segunda-feira (11), o deputado federal André Janones (Avante) foi entrevistado na série com pré-candidatos a presidente comandada por Renata Lo Prete, apresentadora do podcast "O Assunto". Programa foi transmitido ao vivo direto do estúdio do g1, em São Paulo, e pelo Globoplay. André Janones (Avante) responde a pergunta sobre ofensiva de Bolsonaro para desacreditar Justiça Eleitoral

O candidato do Avante à Presidência da República, André Janones, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) vai perder a disputa eleitoral de outubro e está buscando uma forma de justificar a sua derrota. Janones foi questionado sobre a ofensiva de Bolsonaro contra a Justiça Eleitoral e o poder que o presidente tenta dar aos militares na apuração dos votos.

"Bolsonaro sabe que vai "levar um couro" nas urnas e tá buscando uma maneira de fugir disso, tá buscando uma maneira de justificar. Ele tem essa alma golpista realmente, mas acho que nesse momento não é nem uma questão de espírito golpista dele, é estratégico: sabe que vai perder as eleições e está buscando um meio de justificar essa iminente derrota que está vindo", disse.

O deputado deu a declaração nesta segunda-feira (11), na terceira e última da série de entrevistas com pré-candidatos a presidente comandada por Renata Lo Prete, apresentadora do podcast "O Assunto" (leia mais ao final desta reportagem). A conversa foi transmitida ao vivo direto do estúdio do g1, em São Paulo, e no Globoplay.

Janones também disse ter várias críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas afirmou que não pode haver "atentado de outro poder contra o STF, que é o guardião da Constituição federal". "O meu direito de criticar uma decisão do STF não me dá o direito de pedir o fechamento do STF", declarou.

Para Janones, a insatisfação com o que ele chamou de "excessos" que o STF comete deve ser combatida pelas vias legais. "E aí, [alguém fala] 'não, mas essas vias não são suficientes, continuam existindo falhas e há um desequilíbrio entre os poderes'. Ora, aí a responsabilidade é nossa enquanto Parlamento, vamos mudar isso no Congresso Nacional? Porque a gente pode propor uma PEC. A gente tem meios dentro do regime democrático para conter esses excessos", disse.

'O Assunto' nas eleições

O primeiro programa da série do podcast "O Assunto" com pré-candidatos à Presidência da Repúbilca foi com Ciro Gomes (PDT), em 13 de junho. O segundo com Simone Tebet (MDB), no dia 20 de junho. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) também foram convidados, mas não confirmaram presença até 3 de junho, prazo estipulado em reunião de 31 de maio com representantes dos partidos na qual foram informadas regras e datas para a realização da série.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90