Manchester United e Cristiano Ronaldo tomam choque de realidade na Premier League

Por Redação em 08/08/2022 às 03:10:11

Time começa o Campeonato Inglês com novo técnico, mas os mesmos problemas da temporada anterior. Erik ten Hag tem vários outras questões além da insatisfação do craque português Comentar sobre futebol exige distanciamento do imediatismo. Ou melhor, do resultadismo. Mas há certos jogos de material tão farto, com tantos aspectos visíveis, que se torna um desafio não fazer algum tipo de afirmação mais contundente. Esse é o caso da derrota do Manchester United na estreia pela Premier League. Sinal vermelho aceso.

Confira a tabela do Campeonato Inglês 2022/23

Cristiano Ronaldo e Erik ten Hag: lados distintos de um mesmo Manchester United problemático

Reuters

O dilema Cristiano Ronaldo: por que a elite europeia não o quer?

O Brighton terminou a edição passada do Campeonato Inglês em nono lugar, com 51 pontos. Sete a menos do que o Manchester United, sexto. Sofreu quatro derrotas em 19 jogos fora de casa. Tem nomes como Trossard e Welbeck. O trabalho do técnico Graham Potter merece elogios.

Mas é o Brighton.

E nem é o mesmo time que se destacou em 2021/22. O clube vendeu recentemente os dois melhores jogadores do elenco: o volante Yves Bissouma e o lateral Marc Cucurella, para Tottenham e Chelsea, por € 29 milhões e € 65 milhões, respectivamente.

Essa foi a primeira vitória do Brighton sobre o United como visitante na história. Antes disso, foram dois empates e 14 derrotas.

Os gols de Manchester United 1 x 2 Brighton, pela 1ª rodada do Campeonato Inglês

Com todo o respeito, não é concebível para um time com a tradição do Manchester United — e com as pretensões do Manchester United — ser dominado da forma que foi em Old Trafford, com direitos a gritos de "olé". Só no primeiro tempo foram 12 finalizações contra.

Perder faz parte do jogo, mas assim...

Especial do ge: Premier League chega a 30 anos como a liga mais forte do mundo

O United continua lento na hora de voltar para marcar e pouco pressiona o adversário com a bola. Além disso, erra demais nas finalizações. O gol a seu favor neste domingo na verdade foi contra, de Mac Allister. E a novidade desta vez foi a quantidade de passes errados.

A torcida externou a indignação e vaio no intervalo. O time melhorou no segundo tempo, fato, mas não o suficiente para empatar, e muito menos para gerar expectativa por dias melhores.

Harry Maguire e Cristian Eriksen: defesa sem segurança e meio-campo que pode melhorar

Getty Images

O técnico Erik ten Hag justificou a escolha por Cristiano Ronaldo no banco de reservas com o argumento de que o português não estaria 100% fisicamente para começar a partida, já que iniciou os trabalhos de pré-temporada depois dos outros.

Sua participação foi razoável. No fundo, o problema do Manchester United não é o resto do time ou Cristiano Ronaldo. Já tem mais de um ano que a equipe não vence um jogo sem ele como titular. A questão é o resto do time E Cristiano Ronaldo insatisfeito por "N" motivos. É tudo junto.

Em 2021/22, CR7 fez 24 gols em 38 jogos pelo United e foi o artilheiro da equipe.

— (Estou) Desapontado, claro. Nós tínhamos todas as expectativas. Mas isso acontece, é um processo, leva tempo. Temos que trabalhar duro. Mas esse resultado foi desnecessário — disse Ten Hag, em entrevista aos canais oficiais do clube.

Erik ten Hag é o primeiro técnico do United a perder na estreia pela Premier League desde que o holandês Louis van Gaal perdeu para o Swansea em agosto de 2014.

Contratações do Manchester United: saiba as principais transferências para a temporada 2022/2023

Cristiano Ronaldo foi lançado por Erik ten Hag no início do segundo tempo contra o Brighton

Getty Images

Sem poder contar com Anthony Martial, machucado, Erik ten Hag escolheu armar o time sem um jogador fixo na frente — ao contrário de todo o trabalho na pré-temporada. Bruno Fernandes e Christian Eriksen se alternaram como "falso 9". Não deu certo. Alguns avanços vistos nos amistosos não aconteceram na estreia oficial na temporada.

O desempenho melhorou quando Cristiano Ronaldo entrou e Eriksen foi recuado. O meia dinamarquês, que assim como o craque português não fez toda a pré-temporada com o United, deve ser peça útil ao longo de 2022/23. O zagueiro Lisandro Martínez pode vir a ser.

Mas a avaliação de setoristas do Manchester United na Inglaterra é que o elenco precisa de mais e melhores reforços. Urgentemente. Acredito que só isso não vai bastar. É fundamental fazer quem já está lá render mais.

Se a pré-temporada do começou como um conto de fadas, com a goleada por 4 a 0 sobre o Liverpool, a derrota por 2 a 1 para o Brighton na estreia oficial no ano foi um choque de realidade.

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90