Tribunal de Justiça quer acabar com 'juridiquês' nas decisões e deixar linguagem mais acessível

Por Redação em 10/08/2022 às 19:57:40

Eles ainda aprendem sobre a aplicação de recursos de direito visual na comunicação com as partes. Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pretende acabar com o 'juridiquês' nas decisões e deixá-las mais acessíveis

Tribunal de Justiça de Mato Grosso/Assessoria

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) passou a ofertar um curso de linguagem simples e acessível aos magistrados e assessores para acabar com o 'juridiquês'. O objetivo é tornar as decisões e documentos mais fáceis de serem compreendidos.

Eles ainda aprendem sobre a aplicação de recursos de direito visual na comunicação com as partes.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

O projeto é desenvolvido por meio do Laboratório de Inovação e ganhou o nome de visual law – direito visual em português.

Segundo o TJ, o método busca simplificar a forma de transmitir as informações jurídicas nas decisões, de modo que toda e qualquer pessoa possa entender o assunto.

Para auxiliar nisto, ilustrações, ícones, tabelas, mapas visuais, dentre outros elementos gráficos são utilizados para tornar as mensagens mais compreensíveis e claras.

“A decisão chega para o cidadão literalmente em forma de frases acompanhadas de desenhos, que o ajudam a compreender o que está acontecendo”, segundo a assessoria do órgão.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90