Raquel Lyra promete construir cinco maternidades, três hospitais e centro oncológico em PE; trecho

Por Redação em 25/08/2022 às 17:00:07

Candidata do PSDB participou da série de entrevistas comandadas por Clarissa Góes com candidatos ao governo do estado. Entrevista foi transmitida ao vivo direto do estúdio do g1, no Recife. Raquel Lyra (PSDB) responde à pergunta sobre projeto de construção de cinco maternidades

A candidata do PSDB ao governo de Pernambuco, Raquel Lyra, prometeu, nesta quinta-feira (25), construir cinco maternidades, três hospitais e um centro oncológico para melhorar a saúde pública do estado, se for eleita (veja vídeo acima). Ela foi a quarta a ser entrevistada pela apresentadora Clarissa Góes, na série do g1 que começou na segunda-feira (22).

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Na entrevista, Raquel Lyra afirmou que tem visto, durante a campanha eleitoral, diversas pessoas que precisam sair de suas cidades para dar à luz os filhos, e, por vezes, pegam transporte por horas para ter acesso a obstetras, e mulheres que vão "sozinhas peregrinar por diversos municípios de Pernambuco até ter direito de ter o seu filho".

"Eu não digo que cada cidade comporta uma maternidade, mas a gente pode conseguir garantir que, regionalmente, a gente construa cinco grandes novas maternidades, o que nos permite, inclusive, trabalhar com centros de parto normal perto delas, nos municípios, para tê-las como referência. A gente construiu uma maternidade nova em Caruaru, eu falo isso como alguém que trouxe um resultado efetivo em cinco anos de gestão", disse.

LEIA TAMBÉM:

Veja todos os trechos da entrevista

Sobre a construção de novos hospitais e um centro oncológico no Sertão (veja vídeo abaixo), ela contou que essa proposta é uma forma de reduzir a necessidade de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), o que chamou de "via crucis para cada pessoa que pega uma senha da [Central de] Regulação [de Leitos] e que espera pelo atendimento oncológico".

Raquel Lyra (PSDB) responde à pergunta sobre melhorias na área de saúde

"A gente vai construir um [centro oncológico] no Sertão para atendimento de câncer, atendimento oncológico, nós vamos construir unidades descentralizadas de diagnóstico com ressonância, tomografia e uso de telemedicina. A gente pode ter os equipamentos e os médicos darem o laudo a distância. Isso é a coisa mais barata que a gente pode fazer e mais rápida", declarou.

Raquel Lyra afirmou, ainda, que muitas ações travam na burocracia, e que é preciso liderança para pôr os equipamentos para funcionar. "Precisa trabalhar, e, para tirar o papel, demora, dá muito trabalho, e eu sei fazer, porque a gente tem que ter time comprometido, mas a gente tem que ter, sobretudo, alguém que esteja liderando esse processo e que seja incansável na busca da entrega do resultado", disse.

Entrevistados

A primeira entrevistada da série foi Marília Arraes (Solidariedade), seguida por Anderson Ferreira (PL) e Danilo Cabral. Depois de Raquel Lyra (PSDB), será ouvido Miguel Coelho (União Brasil), na sexta-feira (26).

Eles tiveram 5% ou mais na pesquisa Ipec de 15 de agosto e, por isso, serão entrevistados ao vivo por Clarissa Góes, apresentadora do Bom Dia Pernambuco, direto do estúdio do g1, no Recife.

Os outros seis candidatos terão entrevistas de 20 minutos, gravadas sem corte, exibidas entre 29 de agosto e 3 de setembro. A ordem é a seguinte:

Jadilson Bombeiro (PMB): 29/08 - 14h;

Ubiracy Olímpio (PCO): 30/08 - 14h;

João Arnaldo (PSOL): 31/08 - 14h;

Jones Manoel (PCB): 01/09 - 14h;

Pastor Wellington (PTB): 02/09 - 14h;

Claudia Ribeiro (PSTU): 03/09 - 14h.

Todas as entrevistas ficam disponíveis na íntegra, em vídeo, e em áudio, como episódio especial do podcast "g1 Eleições".

A iniciativa do g1 de entrevistar em podcast os candidatos começou em junho, com a série do podcast "O Assunto", apresentada pela jornalista Renata Lo Prete, com os postulantes à corrida presidencial.

Durante as entrevistas, os candidatos também responderão a perguntas do público.

Clique AQUI para participar. Lembre-se de colocar “Entrevista g1” no título e, no campo mensagem, envie sua pergunta.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90