Saúde: o que dizem os planos de governo dos candidatos à Presidência

Por Redação em 28/08/2022 às 20:13:30

Entre outros pontos, os programas têm como prioridade o Sistema Único de Saúde (SUS) e a atenção primária. Fala, candidato

Arte/g1

O Sistema Único de Saúde (SUS) é a prioridade dos quatro nomes mais bem colocados nas pesquisas de intenção de votos - Ciro Gomes, Jair Bolsonaro, Lula e Simone Tebet.

Os candidatos também falam em seus planos de governo sobre a importância da atenção primária e o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Confira abaixo as propostas para a saúde, por ordem alfabética, de Ciro Gomes, Jair Bolsonaro, Lula e Simone Tebet:

Ciro Gomes

Ciro Gomes diz que o seu foco é melhorar os serviços de saúde

Marcos Serra Lima/g1

O plano de governo do candidato Ciro Gomes diz que o foco é “melhorar os serviços de saúde”. O documento cita a reconstrução do Sistema Único de Saúde (SUS), com a modernização da atenção primária e a transformação das policlínicas em centros de referência especializados em consultas e exames.

Ciro Gomes também prevê a retomada da produção de medicamentos que atualmente são importados, das campanhas de vacinação, do Programa Farmácia Popular e cita a valorização da classe médica.

Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro diz que a atenção primária continuará sendo um foco importante do governo

Adriano Machado/Reuters

Em seu plano, o candidato Jair Bolsonaro diz que a atenção primária continuará sendo um foco importante do seu governo. O documento cita programas do governo que deram certo e devem continuar, caso eleito, como o “Rede de Atenção Materna e Infantil”, “Programa Médicos pelo Brasil”, “Programa de Saúde Bucal”, “Incentivo de Atividade Física” e o “Conecte SUS”.

O plano de governo também prevê o fortalecimento dos serviços de saúde para atender as pessoas mais velhas e a consolidação do Cartão Nacional de Saúde (CNS) para “democratizar a saúde no país”.

Lula

Dar condições ao SUS é um dos principais pontos do plano de governo de Lula

Alice Vergueiro/Estadão Conteúdo

Em seu plano de governo, o candidato Lula diz que seu compromisso é com o fortalecimento do SUS "público e universal", o aprimoramento da sua gestão e a valorização e formação de profissionais de saúde.

O documento também cita a retomada de políticas como o Mais Médico e o Programa Farmácia Popular, a reconstrução e fomento ao Complexo Econômico e Industrial da Saúde e um reforço ao PNI. Lula também prevê a construção de políticas que assegurem os direitos dos idosos para um envelhecimento de qualidade.

Simone Tebet

Plano de governo de Simone Tebet prevê investimentos na atenção primária de saúde

Marcos Serra Lima/g1

No plano de governo, Simone Tebet diz que pretende “restabelecer de forma gradual a participação da União no financiamento do SUS” e investimentos em prevenção e atenção primária. O documento também prevê a redução das filas de espera por consultas, exames e cirurgias e o atendimento e reabilitação de pacientes acometidos por sequelas da Covid.

Simone Tebet diz que também pretende expandir a telemedicina no país, reforçar políticas públicas em saúde para grupos prioritários e retomar as campanhas de incentivo à vacinação.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90