Prêmio "Valor 1000" destaca as melhores empresas de 27 setores

Por Redação em 05/09/2022 às 22:07:38

Anuário chega à 22ª edição e inclui nova etapa de seleção que avalia práticas ESG para eleger as "Empresas de Valor" do ano de 2021. Auditório do hotel Unique recebe a premiação 'Valor 1000' nesta segunda-feira (5)

Rosana Cerqueira/GloboNews

O jornal “Valor Econômico” anuncia nesta segunda-feira (5) as 27 empresas premiadas no anuário “Valor 1000” como destaques de seus setores de atuação.

Foram escolhidas 26 “Empresas de Valor”, além da primeira gratificação ao banco de melhor desempenho em 2021. A companhia de melhores resultados entre as selecionadas ainda recebe o principal título da noite, de “Empresa Valor 1000”. (veja os vencedores no fim da reportagem)

O anuário chega a sua 22ª edição, em que avaliou as 1.069 maiores empresas não financeiras do país por receita líquida. O ranking é idealizado pelo Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV), em parceria com a Serasa Experian.

Junto com a premiação, realizada em um hotel na capital paulista, a cerimônia contou com a presença do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Em exposição inicial, Campos Neto disse que o Brasil apresentou anos de crescimento baixo em anos recentes por não estar bem posicionado nas cadeias globais de valor. Mas, para ele, esse fluxo de capitais está sendo repensado desde a chegada da pandemia e representa uma oportunidade para o país.

“Países emergentes que cresceram foram os que estavam abertos e inseridos nas cadeias globais de valor. (...) O Brasil é o primeiro candidato nesse movimento de realinhamento. É importante ter estabilidade política e institucional para o fluxo que queira aproveitar o momento possa entrar no país”, disse Campos Neto.

Sobre política monetária, Campos Neto adiantou que o Comitê de Política Monetária (Copom) não pensa em iniciar uma queda de juros em futuro próximo. “A gente não pensa em queda de juros no momento, a gente pensa em terminar o trabalho”, diz o presidente do Banco Central, que afirma ainda que o BC tem elementos de grande preocupação quando o assunto é inflação.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fala em painel do evento 'Valor 1000'

Reprodução

Ele diz que a próxima discussão no Copom deve ser sobre os resultados de emprego no país. Campos Neto diz que essa foi a “grande surpresa” recente da economia. “Vamos para perto dos 8,5% [de desemprego], voltando para um período de geração de emprego. Começou com emprego mais de baixa renda, mas começa a gerar uma expansão maior [de salários].”

“Mas a mensagem que continua valendo é a do último Copom, em que analisaríamos um ajuste final”, disse Campos Neto.

Inclusão do ESG

Nesta edição, a grande novidade da premiação foi uma nova camada de avaliação das empresas vencedoras. Após os seis tradicionais critérios financeiros do anuário, houve uma análise focada em critérios ESG (sigla em inglês para boas práticas em quesitos Ambientais, Sociais e de Governança) para as três melhores colocadas de cada setor.

Para a avaliação ESG, o prêmio contou com a chancela de um comitê formado por oito especialistas no tema, que inspecionou as iniciativas de sustentabilidade das empresas.

Segundo o jornal, as companhias que fazem parte do anuário Valor 1000 têm receita líquida combinada de R$ 6,3 trilhões. Comparada à edição passada, o indicador teve um aumento de 26,1% em termos reais, o que desconta a inflação do período pelo IPCA.

O valor nominal de receita subiu 38,8%, no maior crescimento anual de toda a série histórica iniciada em 2001.

Além disso, o lucro líquido consolidado foi de R$ 613,8 bilhões, uma alta de 266,3% comparado ao ano de 2020. Entre as 26 campeãs das categorias não financeiras, o avanço foi ainda maior, de 453,5%.

O salto expressivo dos indicadores financeiros é resultado da comparação com um ano de forte contração da economia, marcado pela chegada da pandemia do coronavírus.

Veja abaixo as categorias e vencedores do prêmio Valor 1000:

Agronegócio: Coamo Agroindustrial Cooperativa

Água, Saneamento e Serviços Ambientais: Sabesp

Alimentos e Bebidas: Ambev

Bioenergia: Grupo São Martinho

Comércio Varejista: Assaí Atacadista

Comércio Atacadista e Exterior: Viveo

Construção e Engenharia: Elecnor do Brasil

Educação: Yduqs

Eletroeletrônica: Whirlpool

Empreendimentos Imobiliários: Syn Prop & Tech

Energia Elétrica

Farmacêutica e Cosméticos

Indústria da Moda

Materiais de Construção e de Acabamento

Mecânica

Metalurgia e Siderurgia

Mineração

Papel e Celulose

Petróleo e Gás

Plásticos e Borracha

Química e Petroquímica

Serviços Especializados

Serviços Médicos

TI & Telecom

Transportes e Logística

Veículos e Peças

Bancos

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90