Petrobras reduz preço do gás natural às distribuidoras em 5% a partir de novembro

Por Redação em 10/10/2022 às 16:00:36

Atualização nos preços é válida para o gás natural transportado e distribuído por dutos e não se aplica ao gás liquefeito de petróleo, o “gás de cozinha” A Petrobras informou que vai reduzir o preço do gás natural vendido às distribuidoras, na atualização trimestral dos contratos. O corte é válido para o período de 1º de novembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023. A queda será de 5% em relação aos contratos para o trimestre imediatamente anterior, de agosto a outubro.

A atualização nos preços é válida para o gás natural transportado e distribuído por dutos e não se aplica ao gás liquefeito de petróleo (GLP), o “gás de cozinha”, que é envasado em botijões ou vendido a granel.

A estatal explicou em nota que a redução no preço do gás natural está vinculada às oscilações da taxa de câmbio e do petróleo Brent, principal referência internacional. De acordo com a companhia, o petróleo teve uma queda de 11,5% no período usado para calcular o reajuste, enquanto o câmbio teve depreciação de 6,5%.

A Petrobras ressaltou ainda que o preço final do gás natural ao consumidor é composto também pelas margens das distribuidoras e dos postos de revenda, no caso do gás natural veicular (GNV), além dos tributos federais e estaduais. A empresa lembrou também que as tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais.

“A atualização trimestral do preço do gás natural e anual para o transporte do produto permite atenuar volatilidades momentâneas e aliviar, no preço final, o impacto de oscilações bruscas e pontuais no mercado externo, assegurando, desta forma, previsibilidade e transparência aos clientes”, disse a estatal em nota.

Gasoduto da Petrobras

Agência Petrobras

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
Agro Noticia 728x90