Campeão no Cruzeiro, Pezzolano se torna o quinto técnico a completar temporada pelo clube neste século

Por Redação em 01/11/2022 às 04:10:36

Pezzolano repetiu feito alcançado, pela última vez, por Mano Menezes, em 2018 Paulo Pezzolano chegou Cruzeiro, ainda em janeiro, como um desconhecido. Com trabalhos no Uruguai e no México, o treinador foi uma aposta da diretoria celeste, que se mostrou acertada. O uruguaio conseguiu um feito raro no futebol brasileiro: começou e terminou o ano no mesmo clube.

+ Notícias do Cruzeiro

No século XXI, apenas quatro treinadores conseguiram se manter no comando do clube por, pelo menos, uma temporada completa. Foram eles: Vanderlei Luxemburgo (janeiro de 2003 e fevereiro de 2004), Adilson Batista (janeiro de 2008 e junho de 2010), Marcelo Oliveira (janeiro de 2013 a junho de 2015) e Mano Menezes (julho de 2016 a agosto de 2019).

O detalhe é que, com exceção a Adilson, todos conquistaram taças nacionais, assim como Pezzolano. Luxemburgo ergueu a Tríplice Coroa, em 2003; Marcelo foi bicampeão brasileiro consecutivo, em 2013 e 2014, e Mano Menezes ergueu, em 2017 e 2018, a Copa do Brasil. Adilson venceu o Mineiro em 2008 e 2009.

Pezzolano comandou a equipe por 57 jogos. Foram 34 vitórias, 10 empates e 13 derrotas, com 65% de aproveitamento. No ano, foi finalista do Campeonato Mineiro, caiu nas oitavas de final da Copa do Brasil e conquistou o título da Série B.

Pezzolano, técnico do Cruzeiro, durante partida contra o Grêmio

Pedro H. Tesch/AGIF

O Cruzeiro, sob comando de Pezzolano, ficou marcado pela intensidade dos jogadores. Com um estilo ofensivo em campo e comando enérgico, mesclou jogadores experientes e atletas da base. Seguindo essa receita, o uruguaio caiu nas graças da torcida e alcançou, com antecedência histórica, o acesso e o título na Segunda Divisão.

O treinador teve seu contrato renovado, ainda em junho, para mais uma temporada. O atual vínculo vai até o fim da próxima temporada. Pezzolano será o comandante do Cruzeiro no retorno à elite do futebol brasileiro. O uruguaio falou positivamente sobre o ano e ressaltou a importância de celebrar as conquistas.

Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv

- O Cruzeiro já voltou ao lugar que não deveria ter saído, ao lugar que merece estar. É um dos maiores clubes do Brasil, da América, do mundo. É momento de celebrar, não pela taça da divisão de acesso, porque fica pequeno para a história do Cruzeiro, mas pelo momento duro que passou - analisou.

Além de colocar fim ao rodízio recente no comando do Cruzeiro - que teve dez técnico desde a saída de Mano Menezes, em agosto de 2018 -, Pezzolano também se firmou como o treinador estrangeiro mais importante da história centenária do clube.

Apesar já planejar 2023, o Cruzeiro ainda tem mais um compromisso na temporada. Neste domingo, no Mineirão, enfrenta o CSA, em duelo que marcará a entrega da taça de campeão brasileiro da Série B.

???? Ouça o podcast ge Cruzeiro ????

Sócio 5 Estrelas - Cruzeiro

Divulgação

Quero ser Sócio 5 estrelas agora!

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90