"Last dance"? Em possível adeus de Cuca, Atlético-MG enfrenta Corinthians

Por Redação em 13/11/2022 às 03:14:26

Campeão "de tudo" no Galo, Cuca tem missão de carimbar vaga na Libertadores; treinador chega a 245 jogos pelo clube em sua terceira passagem. Contrato acaba após o fim da temporada A faixa não tinha assinatura, poderia ser lida com tom de despedida, agradecimento apenas, ou ambos. Fato é que a mensagem trazia verdades. O Atlético-MG define se irá ou não para a Libertadores 2023, em jogo contra o Corinthians, neste domingo, às 16h, em São Paulo, no que tende a ser o último jogo de uma figura histórica no clube.

+ Mais notícias do Atlético-MG

A terceira passagem de Cuca não foi o que se esperava. Convocado para retornar após sete meses da sua saída, com a demissão de Turco Mohamed, o técnico chega à última rodada do Brasileiro com 42% de aproveitamento em 20 jogos.

Falta a "última dança" - como foi nomeada a série que acompanhou a reta final da carreira de Michael Jordan. O derradeiro jogo de Cuca pode concretizar a missão restante do Galo, evitar um fiasco para a temporada e fazer justiça à biografia do treinador, que ajudou a conquistar os títulos mais importantes do clube.

Cuca com a neta Eloah, o segundo neto nasce em janeiro

Alessandra Torres/AGIF

Basta ao Atlético qualquer placar de empate ou vitória na casa do rival para garantir o G-8 e até vislumbrar a vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Com isso, os jogadores podem ir mais aliviados para as férias, e também minimizar o ambiente diante de qualquer decisão de Cuca (ou seria do próprio Galo?).

Um ano desgastante e até frustrante não poderá ofuscar as glórias dessa parceria que começou no igualmente difícil 2011, ano que finalizou com a derrota por goleada de 6 a 1 para o Cruzeiro.

Faixa de agradecimento a Cuca foi colocada no Mineirão no jogo contra o Cuiabá

Fred Ribeiro/ge

Em 2012, Cuca ajudou a modificar os trilhos da história do Galo. Um vice-campeonato nacional, com Ronaldinho e cia. Era o prólogo do histórico ano de 2013, com o título da Copa Libertadores e a disputa do Mundial de Clubes.

Depois de um grande período na qual Cuca sempre era especulado no Atlético nas diversas trocas de treinadores, o retorno aconteceu em 2021.

Saiu Jorge Sampaoli (por vontade própria), veio Cuca para ter novamente um início mais turbulento. Depois foi ajeitar o time e traçar o caminho para o adeus de 50 anos de jejum do Brasileiro. De quebra, ainda repetiu o feito do conterrâneo de bairro em Curitiba, Levir Culpi, e também faturou a Copa do Brasil.

As duas saídas de Cuca no Atlético deixaram lacunas. A primeira foi logo após o Mundial de Clubes no Marrocos, quando ele aceitou proposta do Shandong Luneng (China), e a notícia vazou durante a competição. Fato que tomou outras proporções pelo fracasso do Galo em chegar à final (perdeu para o Raja Casablanca na semi).

Cuca já estava na história pelo maior título da prateleira do Atlético. Ampliou tal relação com o glorioso 2021, a temporada mais vitoriosa dos 108 anos do clube. Disse que voltou em 2022 pois sentia que o clube precisava dele.

Cuca durante treino do Atlético-MG

Pedro Souza / Atlético

Tentou mexer o doce, viu um time com futebol bem diferente do ano passado, perdeu o lateral Arana, depois o artilheiro Hulk, tudo isso após eliminações na Copa do Brasil (antes do seu retorno) e na Libertadores. Não dava mais tempo para atingir o topo do Brasileiro.

Longe da briga pela ponta da tabela, o Atlético se estagnou na sétima posição durante quase todo o returno, no qual Cuca participou em 100%. Um Galo que não conseguiu somar pontos possíveis em casa, que até faz boa campanha fora, mas numa colocação que não condiz com a capacidade técnica do time.

Neste 13 de novembro, Cuca supera Telê Santana como o técnico que mais treinou o Galo em Brasileiros*. Mas já ultrapassou o "mestre" há tempos. Virou, de forma incontestável, "o maior". Neste domingo, no início da noite, a torcida irá saber ler melhor o "obrigado" da faixa estendida no Mineirão contra o Cuiabá. Agradecimento? Despedida? Ambos?

Cuca beija medalha e veste camisa de Nossa Senhora do Silêncio

Alessandra Torres/AGIF

Tudo indica que, após o apito final da última rodada do Brasileiro 2022, Cuca e Atlético seguirão caminhos diferentes. O Galo terá uma nova temporada com a Arena MRV (e provavelmente a SAF). Cuca estará de olho na Copa do Mundo, enquanto se prepara para a chegada do mais novo integrante da família Stival (será avô novamente com o nascimento do neto Ravi em janeiro).

Para fazer jus à imortal relação de ambos (e também para esse elenco que ganhou quase tudo), a vaga na Copa Libertadores é o desfecho alentador.

*Cuca tem um total de 153 jogos no comando do Galo pela Série A, mesmo número de Telê. Há alguns dias, o ge noticiou que a marca teria sido igualada contra o São Paulo. Entretanto, foram computados dois jogos do técnico em 2021, nos quais ele estava suspenso (Santos e Athletico-PR).

Cuca pelo Atlético

244 jogos

134 vitórias

55 empates

55 derrotas

????6 títulos: Copa Libertadores 2013, Campeonato Brasileiro 2021, Copa do Brasil 2021, Campeonato Mineiro 2012, 2013, 2021.

Assista: tudo sobre o Atlético no ge, na Globo e no Sportv

???? Ouça o podcast ge Atlético ????

Galo na Veia - Programa de sócios do Atlético-MG

Divulgação

Seja sócio e faça o Atlético ainda mais forte! - clique aqui

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90