Goldman Sachs eleva projeção de taxa terminal de juros nos EUA para intervalo entre 5% e 5,25%

Por Redação em 16/11/2022 às 16:53:28

Atualmente os Fed funds apresentam taxa no intervalo de 3,75% e 4%, o que significa que, na projeção do banco, ainda há espaço para aumento de ao menos 1,25 ponto percentual O banco americano Goldman Sachs divulgou hoje uma alteração em sua projeção da taxa final dos Fed funds, de juros dos Estados Unidos, elevando em 0,25 ponto percentual para o intervalo de 5% a 5,25%. Atualmente, os Fed funds apresentam taxa no intervalo de 3,75% e 4%, o que significa que, na projeção do banco, ainda há espaço para aumento de ao menos 1,25 ponto percentual nas taxas pelo Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

O que muda agora em relação ao cenário desenhado anteriormente pelo Goldman é um aumento extra nos juros no encontro de maio. “Continuamos esperando uma alta de 0,50 ponto percentual em dezembro e 0,25 ponto percentual em fevereiro e março, e agora adicionamos uma alta de 0,25 em maio”, disseram o economista-chefe Jan Hatzius, ao lado de David Mericle e outros economistas do banco, em nota.

Segundo o documento, há algum tempo o banco estima riscos para que a previsão sobre a postura do Fed fique inclinada para cima. “Em primeiro lugar, podem ser necessários mais aumentos de juros para manter a economia em uma trajetória de crescimento abaixo do potencial, agora que o aperto fiscal praticamente terminou e a renda disponível real das famílias está subindo novamente”, diz trecho do texto.

“Em segundo lugar, é provável que a inflação permaneça desconfortavelmente alta por um tempo, o que pode pressionar o Fomc a entregar uma sequência mais longa de pequenos aumentos no próximo ano. Em terceiro lugar, uma desaceleração no ritmo de aperto ou uma reação exagerada a melhores notícias sobre a inflação podem causar uma flexibilização prematura das condições financeiras que o Fomc pode ter de neutralizar", acrescentou o Goldman Sachs.

Como lembra o banco, os participantes do Fomc projetaram um pico da taxa dos Fed funds em 4,5% a 4,75% no relatório de estimativas em setembro. “Mas o presidente [Jerome] Powell disse na reunião de novembro que é provável que isso aumente em dezembro”, afirmou o banco. “Esperamos que a mediana projete um pico de 4,75-5% ou 5-5,25%.”

Sede do Fed, em Washington

Reprodução

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
Agro Noticia 728x90