Luís Castro vê Portugal previsível e, depois, na base da emoção contra Marrocos: "Se instalou o caos"

Por Redação em 10/12/2022 às 21:02:32

Técnico português analisou seleção lusa distinta em dois tempos jogados na queda para marroquinos em quartas de final da Copa do Catar Portugal foi mais uma seleção que caiu para a sensação da Copa do Mundo do Catar, Marrocos, em jogo das quartas de final neste sábado. Comentarista do Sportv durante a competição, o técnico português Luís Castro, do Botafogo, avaliou a seleção lusa tendo comportamento distinto em dois tempos: primeiro, sendo previsível, e segundo, na base da emoção.

"Desmontar esse jogo é separá-lo em duas partes distintas. Na primeira, Portugal, com o domínio de jogo, teve processos muito lentos e foi muito previsível. Denunciou tudo o que ia fazer e permitiu Marrocos se ajustar de forma fácil. Portugal não criou nenhum tipo de problema", iniciou Luís Castro.

- E uma segunda parte vivida de coração, de pouca razão, em que se instalou aquilo que nós, por vezes, denominamos de caos na equipe momentâneo, mas em Portugal ao longo de mais tempo. Avalio um conjunto de emoções vividas que não deixaram ter a clarividência necessária para perceber quais caminhos tinha que percorrer para chegar ao gol - acrescentou o técnico.

+ Atuações de Portugal: Diogo Costa falha, e Portugal é presa fácil para o Marrocos

+ Determinação, resignação e lágrimas: os últimos minutos de Cristiano Ronaldo na Copa

Luís Castro comenta a derrota de Portugal para Marrocos

"Lição de Marrocos para o mundo"

O técnico também valorizou o feito de Marrocos. Luís Castro, defendeu o modelo defensivo da seleção africana, que gera críticas de quem gosta de futebol ofensivo.

"Pra mim a arte de defender é tão arte como atacar. E muitas vezes muito mais complexa. Porque para defender com 11 tem que haver grande coordenação entre todos os jogadores. E para atacar, muitas vezes um jogador pode resolver uma partida com ação individual", acrescenta o treinador.

+ Análise: Marrocos leva a África à primeira semifinal de Copa com defesa quase instransponível

+ Volante do Marrocos destaca festa árabe no estádio após classificação: "Estamos em casa"

Luís Castro, técnico do Botafogo, citou seus favoritos à Copa do Mundo

Reprodução / Seleção SporTV

Por fim, Luís Castro disse o que, pra ele, é a maior virtude marroquina: a dedicação mental.

- Marrocos mostra que a forma que nós nos dedicamos ao jogo, dedicação mental, é muito mais importante. Fala-se muito de técnica, tática, lado físico do jogo, mas o lado mental é realmente decisivo. E Marrocos tem dado uma lição ao mundo que quando nós somos determinados, acreditamos muito no que fazemos, achamos que vai dar certo, as coisas podem mesmo dar certo.

Melhores momentos: Marrocos 1 x 0 Portugal pelas quartas de final da Copa do Mundo 2022

Jogadores de Marrocos comemoram vaga nas semifinais, enquanto portugueses ficam desolados

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90