Toyota lançará veículo elétrico sob medida para mercados emergentes em 2023

Por Redação em 21/12/2022 às 03:27:45

A Toyota Motor adicionará um veículo elétrico (EV) pela primeira vez à sua linha de modelos estratégicos voltados para economias emergentes já no próximo ano na Tailândia, onde a montadora está defendendo seu reduto tradicional contra rivais chineses e sul-coreanos.

A etapa faz parte da abordagem multifacetada da empresa japonesa para a descarbonização.

A Toyota revelou em 14 de dezembro um protótipo de picape elétrica sob seu projeto Innovative International Multi-purpose Vehicle (IMV), uma estratégia para produzir e vender veículos acessíveis adaptados às necessidades locais das economias emergentes.

O novo EV representa uma extremidade do espectro automotivo, projetado para "apoiar a neutralidade de carbono e um ambiente melhor para todos", disse o presidente da Toyota, Akio Toyoda, em um discurso para um evento comemorativo do 60º aniversário da subsidiária Toyota Motor Thailand.

O veículo será inicialmente produzido e vendido na Tailândia. A Toyota considerará eventualmente lançá-lo em outros lugares no Sudeste Asiático e além.

A Toyota lançou o projeto IMV em 2004 com a produção da picape Hilux na Tailândia. A série também inclui o veículo utilitário esportivo Fortuner e a minivan Innova. Todos os IMVs atuais funcionam com motores de combustão interna.

Os veículos obtiveram grande sucesso nas economias emergentes, graças à sua capacidade de lidar com estradas irregulares e transportar vários tipos de carga. Nas Filipinas, eles podem ser vistos em todos os lugares e em torno de cidades como Manila.

Uma das maiores fábricas de IMV da Toyota fica em Ban Pho, no centro da Tailândia. Ela se concentra em picapes, bem como em SUVs baseados nelas. Os veículos acabados são exportados para 124 países em todo o mundo.

A Toyota também fabrica IMVs na Indonésia, América do Sul e Argentina. Mas a Tailândia, onde pode obter 96% do conteúdo necessário localmente, é seu maior centro de produção.

O próprio Toyoda liderou o lançamento do projeto IMV como o executivo responsável pela Ásia na época. Duas das três fábricas tailandesas da Toyota são dedicadas aos IMVs, que respondem por cerca de 70% da produção e das vendas da montadora no país. Eles representam cerca de um terço das vendas nas Filipinas.

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
Agro Noticia 728x90