Faturamento do pequeno e médio varejo on-line recua 11% no Natal

Por Redação em 26/12/2022 às 17:06:48

Dados fazem parte de um levantamento da startup polonesa de automação de marketing Edrone, com base em 162 clientes do varejo on-line, incluindo marcas como Lupo, Stanley e Embelleze O faturamento de pequenas e médias lojas on-line com as vendas de Natal, entre 1º e 25 de dezembro, somou R$ 387 mil por loja, alta de 5,4% no faturamento nominal na comparação com as vendas natalinas de 2021, mas descontada a inflação, o resultado real recuou 10,8% no período.

Os dados fazem parte de um levantamento da startup polonesa de automação de marketing Edrone, com base em 162 clientes do varejo on-line, incluindo marcas como Lupo, Stanley e Embelleze.

O faturamento nominal consolidado das lojas pesquisadas foi de R$ 64,2 milhões entre 1º e 25 de dezembro, queda de 35% sobre o resultado de R$ 98,74 milhões no mesmo intervalo de novembro, mês da Black Friday, e alta de 172% sobre igual período de outubro, quando o setor vendeu R$ 23,62 milhões.

No Natal deste ano, o volume de pedidos por loja aumentou 10,5% para 1.553 em relação ao intervalo de 1º a 25 de dezembro de 2021, enquanto o valor médio por compra recuou 4,6% para R$ 249,27.

Na comparação com o mês da Black Friday 2022, entretanto, o tíquete médio natalino deste ano aumentou 3,3%.

A explicação da startup é que as pessoas estão dispostas a gastar mais com presentes no Natal, mesmo sem as promoções da Black Friday.

Enquanto o valor médio de compras de categorias como Jogos e Brinquedos aumentou 25,9% (R$ 134,44) em relação ao Natal de 2021, o gasto médio em Roupas e Acessórios subiu 1,5% (R$ 256,25). Já a categoria de Saúde e Beleza teve queda de 27,4% (R$ 206,08) no Natal deste ano.

A Black Friday já está solidificada como a campanha mais importante do ano para as lojas virtuais, que viram as vendas de Natal recuarem 36,1% em relação ao faturamento de R$ 605,8 mil por varejista alcançado entre 1º e 25 de novembro.

Em relação a outubro deste ano, o faturamento por loja na Black Friday saltou 274,4% em novembro, o volume médio de pedidos aumentou 229,6% para 2.512 e o tíquete médio cresceu 13,5% (R$ 241.13).

Pessoa faz uma compra pela internet

Rupixen.com/Unsplash

Fonte: Valor Econômico

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