Alimentos na air fryer têm mais calorias que cozidos?

Por Redação em 07/02/2023 às 09:49:57

E gorduras? Nutricionista esclarece dúvidas sobre a fritadeira sem óleo e dá dicas sobre como contar corretamente as calorias da sua dieta Será que alimentos preparados na panela elétrica da air fryer são mais calóricos do que os mesmos alimentos cozidos? Essa é uma dúvida que muitas pessoas costumam ter. O nutricionista Thiago Monteiro (@nutrifofo) explica que sim: 100 gramas de um alimento feito na air fryer têm mais calorias do que 100 gramas do mesmo alimento cozido. Isso porque na air fryer, ele é desidratado e perde muita água (que não tem calorias), e consequentemente perde peso. Então serão necessárias mais unidades do alimento para chegar a um certo peso em relação ao que for cozido (que ganha água). E quanto mais unidades, mais calorias.

+ Air fryer libera acrilamida? O que é a substância? Faz mal?

A batata perde água na air fryer e ganha ao ser cozida: o mesmo peso na air fryer tem mais calorias

Istock Getty Images

- O mesmo peso do alimento na air fryer se comparado com os alimentos cozidos vai sim ter mais calorias. E isso acontece com todos os alimentos. No caso dos que são assados, eles ficam praticamente com as mesmas calorias da air fryer. Isso acontece porque quando fazemos os alimentos assados na panela elétrica ou no forno convencional, eles desidratam, perdem água. Ou seja, eles vão pesar menos, estarão mais leves. Já quando cozinhamos os alimentos é o oposto: eles ganham água, então ficam mais pesados - explica Thiago.

Ele dá um exemplo prático:

- 200g de batata na air fryer vão ter menos água e mais alimento. 200g de batata cozida vão ter mais água e menos batata em si. É tudo 200g, mas de um jeito diferente. Por isso, os mesmos 200g de batata terão calorias diferentes nessas duas formas de preparo. Para ficar mais fácil de entender, podemos comparar com uma esponja. Molhada, ela pesa bem mais que a seca, certo? Mas a quantidade de esponja ali é a mesma - explica Thiago Monteiro.

O nutricionista ressalta que ao preparar batatas, por exemplo, na air fryer, a pessoa deve comer a metade da quantidade (em gramas) que comeria cozida. Por isso que em seu consultório, Thiago Monteiro sempre prescreve a quantidade de alimentos prontos, já cozidos.

- Se o paciente tiver no seu plano alimentar prescrito 200g de batata cozida, ele poderá comer 100g de batata na air fryer e as calorias serão equivalentes. Outra forma também é contabilizar as calorias do alimento cru. Na tabela TACO da Unicamp estão disponíveis esses valores dos alimentos in natura. Você pesa o alimento cru, contabiliza as informações nutricionais, calorias e prepara da forma que achar melhor. E não precisa pesar o alimento pronto para comer. Afinal, você já contabilizou antes. Mas, se quiser pesar por curiosidade, vai ver que terá menos peso no alimento preparado na air fryer - garante o nutricionista.

E em relação ao alimento frito ou assado no forno?

A batata na air fryer ou cozida no forno é desidratada, ou seja, perde água

Istock Getty Images

O nutricionista explica que forno e air fryer vão ter as calorias muito parecidas, pois no forno acontece o mesmo processo de desidratação do alimento.

Já no caso dos alimentos fritos em imersão, eles vão ter o dobro das calorias dos cozidos. Essa é sem dúvida a pior opção de preparo, a mais calórica. Porque o alimento absorve a gordura na qual está imerso.

- O cozido é a opção mais leve. Além de não ter acréscimo de gordura, como ele vai estar mais hidratado, comemos menos quantidade para dar saciedade - reforça.

Se formos colocar todos estes tipos de preparo em um ranking, considerando todos com o mesmo peso e na ordem do menos calórico para o mais calórico, ficará assim:

Alimentos cozidos - são os menos calóricos;

Na air fryer ou assados no forno convencional - a unidade do alimento não ganha calorias, mas é necessário mais quantidade para chegar aos mesmos 100 gramas de um alimento cozido, por exemplo;

Fritos em óleo - os mais calóricos.

Gorduras saturadas

A batata frita na air fryer tem menos gordura do que a frita em óleo

Istock Getty Images

E no caso das gorduras saturadas? Vale a mesma comparação?

O profissional de nutrição responde que as gorduras vêm do próprio alimento ou do que é adicionado a eles. Nas carnes, por exemplo, gorduras podem ser adicionadas quando colocamos manteiga no preparo, e isso independe do tipo de preparação.

- Porém, no caso das gorduras saturadas naturais dos alimentos, a air fryer pode ser uma boa aliada para reduzir a quantidade. Por exemplo, ao preparar uma sobrecoxa de frango no aparelho elétrico, muita gordura se solta da carne com o calor e escorre pela grade. Ela fica lá no fundo da air fryer e nós não servimos. Ou seja, deixamos de comer aquela gordura. E quando preparamos essa mesma sobrecoxa cozida ou grelhada, uma parte gordura até sai também, mas não tem para onde ir, ela fica ali na panela, junto ao alimento ou no molho e nós ingerimos - esclarece Thiago Monteiro.

Air fryer versus frituras

O nutricionista ainda pontua que os pratos preparados na air fryer são mais saudáveis do que os fritas, uma vez que na imersão em óleo, os alimentos absorvem gordura.

- Isso acontece porque não precisamos utilizar nenhum óleo adicional para “fritar" na air fryer. E a recomendação é usar o mínimo possível de gordura nas preparações porque já ingerimos muitas gorduras naturais dos alimentos. E também porque, com a grade do aparelho, essa gordura natural escorre por ela e reduzimos ainda mais o consumo de gorduras, que é tão exagerado hoje em dia - frisa o nutricionista.

Thiago Monteiro alerta que os alimentos fritos em imersão a óleo recebem uma quantidade grande de gordura a mais na preparação. A pessoa acaba ingerindo muito mais gordura e aindadobrando a quantidade de calorias daquele alimento. E é sempre bom lembrar que uma alta ingestão de gorduras e calorias traz diversos problemas para a saúde, inclusive cardiovasculares.

Fonte:

Thiago Monteiro (@nutrifofo) é nutricionista do Rio de Janeiro e criador do @metodoreaprenda.

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90