Frevo x Axé: Sport e Bahia expõem rivalidade de outros carnavais, no campo e nas ruas

Por Redação em 21/02/2023 às 04:17:55

Rixa saudável de qual estado tem o melhor Carnaval toma conta da internet, e Sport e Bahia "decidem" quem leva a melhor em plena Quarta-feira de Cinzas, no campo, pelo Nordestão Pernambuco e Bahia são "rivais" há muitos carnavais, desde quando ainda nem existia a festa. Lá no início da história do Brasil, quando Salvador foi a primeira capital, entre 1549 e 1763. Quase na mesma época, de 1534 a 1821, Pernambuco se consagrava como uma das mais ricas capitanias da América Portuguesa.

Os anos se passaram, a rivalidade permanece e o Carnaval se tornou mais uma disputa entre os dois estados. Essa rixa, que toma conta da internet, compara axé com frevo e trio elétrico com maracatu. O "tira-teima" acontece na Quarta-feira de Cinzas, com o jogo Sport x Bahia, pela Copa do Nordeste.

+ Clássico regional é nesta quarta, às 21h30; veja tabela do Nordestão

Sport x Bahia

Marlon Costa/Pernambuco Press

De um lado, Alceu Valença anuncia que já escuta os sinais — desde setembro, quando começam as prévias. Do outro, Ivete, em cima do trio, carregando, ou sendo carregada, por uma multidão de "pipocas".

Neste ano, a "briga" saudável que coloca frente a frente o Circuito Barra-Ondina e as ladeiras de Olinda junto com o Marco Zero veste uma nova fantasia.

Sombrinha de frevo empunhada durante apresentações no Marco Zero, no Recife

Ricardo Labastier/Titular Fotografia

Com uniforme de jogo, em plena Quarta-feira de Cinzas, Sport Club do Recife e Esporte Clube Bahia, que, como bons representantes de seus estados, já rivalizam dentro de campo há anos, intensificam essa discussão, na terra do Galo da Madrugada.

+ Governo garante segurança, e clássico entre Sport e Bahia volta para a Ilha do Retiro

Jogo entre Sport e Bahia volta para a Ilha do Retiro após mudança para Sergipe

"Ninguém nos vence em vibração", diz o hino Tricolor. Já quem abraçou as cores rubro-negras costuma cantar por aí que "torcida mais fiel não pode haver".

Até 2017, ano em que as duas equipes duelaram na final da Copa do Nordeste e que consagrou o Bahia como campeão, cada time ficou com três taças regionais.

Edigar Junio comemora gol marcado diante do Sport na final da Copa do Nordeste de 2017

Marlon Costa / Pernambuco Press

+ Chuta Aí: acerte todos os estádios que receberam jogos do Nordestão

+ Chuta Aí: acerte todas as finais da Copa do Nordeste

Hoje, Bahia — e o Vitória, outro baiano — são os que mais têm títulos do Nordestão, com quatro cada. O Sport segue com três.

Último título do Sport no Nordestão foi em 2014

Aldo Carneiro / Pernambuco Press

O certo é que, mesmo que exista um vencedor do duelo de quarta-feira, duas coisas continuarão sem definição: quem é o maior representante nordestino e quem tem o melhor Carnaval.

Mesmo com o baiano Caetano Veloso, que esteve na abertura do Carnaval do Recife, dizendo que essa relação tem muito mais em comum do que se imagina.

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90