Paratleta de Itapetininga conquista bronze duplo em Grand Prix no Marrocos

Por Redação em 13/03/2023 às 12:25:22

Sueli Pereira, de 19 anos, sonha com vaga na Paralimpíada de Paris, em 2024 Foram seis anos de treinamento e um esforço admirável até conquistar seus objetivos. Aos 19 anos, Sueli Pereira Soares, de Itapetininga (SP), interior paulista, já pode se orgulhar: conquistou um bronze duplo durante o Grand Prix de Marrakech, no Marrocos. As medalhas vieram no lançamento de disco e também no arremesso de peso.

As conquistas representam pontos no ranking mundial. Além da felicidade por um Grand Prix considerado bom, o rendimento também cria expectativas otimistas para competições futuras. Principalmente porque a jovem sonha com uma vaga na Paralimpíada de Paris, em 2024.

– Espero fazer uma marca boa nas competições pela frente e conseguir a classificação (para Paris). Estou treinando bastante, então espero ter boas marcas.

Sueli ficou em terceiro lugar em duas modalidades no Marrocos

Reprodução/Instagram

A trajetória de Sueli

Sueli compete na categoria F46, direcionada a quem tem alguma deficiência em membros superiores. Desde os 13 anos, ela treina com a preparadora física Eunice Lima, que ajuda a atleta a se desenvolver no esporte.

– Virou até uma amizade (com a Eunice). Faz tempo que a gente está treinando, então se transforma quase numa relação de família – lembra a paratleta.

– Eu vi que ela tinha muito potencial, então nós começamos a treinar na praça da Santa Casa e, a princípio, a gente fazia tudo muito adaptado, porque ali tem pessoas passando, até que ela foi se desvencilhando da mãe e foi tendo mais autonomia para vir sozinha nos treinos – comenta Eunice, que conheceu a garota promissora quando fazia um trabalho voluntário em Itapetininga.

Sueli, atleta de Itapetininga, que disputou o Grand Prix em Marrocos

Reprodução/Instagram

A preparadora, inclusive, destaca a complexidade envolvida até que sejam conquistados resultados importantes como os do Grand Prix no Marrocos.

– São muitos fatores. Ensinar para eles como a rotina de se alimentar direito influencia numa boa marca. Temos o treino de academia, temos os educativos, a modalidade, que é uma repetição para se chegar em um lançamento perfeito, então é um treino muito intensivo. Dormir bem, tomar água e estar bem em todos os aspectos. Tudo isso influencia no dia a dia, a gente precisa conversar muito, passar todos esses detalhes porque foge muito da rotina deles, então é necessário essa preocupação com tudo.

Sueli junto com outros atletas brasileiros, em Marrocos

Reprodução/Instagram

Veja também:

+ Outras notícias do ge.globo/tvtem

A convocação do Comitê Paralímpico Brasileiro para Sueli disputar a competição no país africano veio após a participação dela no mundial escolar, na França, em 2022. Na ocasião, a jovem se destacou e ficou em segundo lugar com a junção das notas de arremesso de peso, dardo e disco.

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90