Vitória contrata 25 reforços na primeira janela, mais que o dobro do previsto; veja balanço

Por Redação em 21/04/2023 às 07:21:40

Doze dos contratados são para a disputa da Série B; ge faz balanço após encerramento da primeira janela O Vitória terminou o ano de 2022 com expectativas altas, após o acesso heroico à Série B do Brasileiro. Depois da conquista, o clube ainda teve tempo para fazer o planejamento e prever a contratação de oito a 10 reforços para a temporada 2023. Mas o número já é bem maior, encerrada a primeira janela de transferências do futebol brasileiro: 25 nomes foram anunciados no período.

+ Veja mais notícias do Vitória

+ Contratações do Vitória para 2023: veja quem chega, quem fica e quem vai embora

Muita coisa mudou entre a conquista do acesso e o início da Segundona. Alguns atletas remanescentes da campanha de 2022 saíram, e o time não rendeu o esperado nas primeiras competições, com eliminações precoces no Campeonato Baiano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Os resultados também levaram à demissão do técnico João Burse e à chegada de Léo Condé e do diretor de futebol Edgar Montemor.

Wagner Leonardo e Giovanni Augusto em apresentação na loja do Vitória

Gabrielle Gomes / ge

Foi com o intuito de um desfecho mais positivo do que estes últimos que a diretoria se apressou no mercado. Das 25 contratações, doze foram feitas visando apenas a disputa da Série B. Entre os nomes mais conhecidos, estão o atacante Léo Gamalho, o meia Giovanni Augusto e o lateral Zeca.

A janela de transferências se encerrou nesta quinta-feira, e o ge faz um balanço das contratações feitas até aqui.

Contratações do Vitória para 2023

Goleiro: Thiago Rodrigues;

Zagueiros: Camutanga, Dankler*, Yan Souto e Wagner Leonardo;

Laterais: João Lucas, Railan, Zeca, Felipe Vieira e Marcelo;

Meias: Diego Torres, Gegê, Pedro Bicalho, Thiago Lopes, Diego Fumaça, Matheus Trindade, Giovanni Augusto e Matheusinho;

Atacantes: Osvaldo, Nicolés Dibble, Léo Gamalho, Wellington Nem, Pablo Diogo, Zé Hugo e Welder.

*O zagueiro Dankler foi afastado do grupo em março deste ano.

Mescla entre experiência e juventude

Nesta primeira janela de 2023, o Vitória apostou em alguns atletas experientes. Dos 25 reforços contratados, doze têm mais de 28 anos. Além disso, um número significativo desses jogadores já passou por grandes clubes do Brasil e disputou a Série B anteriormente. É o caso de Léo Gamalho, Wellington Nem, Thiago Rodrigues, Zeca, Camutanga e Diego Torres.

Por outro lado, muitos jovens também chegaram à equipe, principalmente para a disputa da Segundona, como Zé Hugo, Wagner Leonardo, Matheusinho e Yan Souto - a contratação mais jovem, com 21 anos.

A média de idade dos reforços é de 24,6 anos.

Dos jogadores que conquistaram o acesso na temporada passada, restaram Léo Gomes, Lucas Arcanjo, Rafinha, Marco Antônio, Tréllez, Dalton, Eduardo e Ruan Nascimento. Destes, apenas Lucas Arcanjo, Marco Antônio e Léo Gomes têm regularidade na equipe principal.

Lucas Arcanjo em ação pelo Vitória

Pietro Carpi / EC Vitória / Divulgação

Destaques do ano

Apesar do bom início na Série B, a vitória sobre a Ponte Preta por 3 a 0, o começo de temporada foi conturbado na Toca do Leão, com eliminações precoces e atuações ruins. No entanto, em meio à turbulência, alguns atletas se destacaram.

Osvaldo, atacante de 36 anos, é um deles. Com experiência em grandes clubes brasileiros, como São Paulo, Fortaleza, Sport e Fluminense, Osvaldo chegou ao Vitória em dezembro do ano passado e vem sendo decisivo em 2023. O atacante é o artilheiro do Leão na temporada, com quatro gols e uma assistência, e, de quebra, fez um golaço na partida de estreia da Segundona [assista no vídeo abaixo].

Vitória 3 x 0 Ponte Preta - Gols - 1ª rodada do Brasileirão Série B 2023

Outro destaque, que também foi importante na estreia diante da Macaca, é o lateral Zeca, terceiro do elenco com mais minutos em campo (1225). Além das boas atuações, o atleta também contribui diretamente para os gols do Rubro-Negro e já acumula duas bolas na rede e três assistências neste ano.

Zeca comemorando gol pelo Vitória

Jhony Pinho/AGIF

Agora, o Vitória terá dois meses para avaliar o rendimento do elenco e planejar novas contratações. A janela de transferências abre no em 3 de julho e vai até 2 de agosto.

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90