Chefe de inovação do Atlético-MG fala sobre "super aplicativo" do estádio e indica novos projetos

Por Redação em 22/04/2023 às 04:22:05

Leia a entrevista com Débora Saldanha, que comanda o departamento de inovação do Galo O Atlético-MG é um prato cheio para inovações e tecnologia. Com torcida engajada e a chegada da Arena MRV, a cabeça de Débora Saldanha, head de inovação do Galo, fervilha. Não falta trabalhos, ideias e projetos. Um deles saiu do forno recentemente: o super App do novo estádio do clube.

Mais notícias do Atlético

Talleres pretende comprar Alan Franco, mas quer redução do preço

Atlético fecha período com R$ 73 milhões em saídas de jogadores

Arena MRV: veja a marcação das linhas do campo de jogo do Estádio do Atlético-MG

Após um período de testes, o aplicativo do clube foi lançado pouco antes do pontapé de inauguração da Arena MRV. E bastante usado no sábado, dia 15 de abril, no nascimento do campo. É nesse espaço virtual que o clube irá criar o que se chama de "centro gravitacional" para a jornada do atleticano na sua nova casa. O acesso ao estádio, bem localização de setores e a compra antecipada de bebidas, comidas, e vagas no estacionamento. Tudo na palma da mão.

O super aplicativo do Atlético/Arena MRV ainda segue sendo aprimorado, contando com a participação e colaboração do próprio cliente. Não para por aí. O Galo quer estar dentro do universo dos video-games e também da realidade virtual aumentada. O ge bateu um papo com Débora Saldanha sobre tudo isso.

Débora Saldanha, head de inovação do Atlético

Arquivo Pessoal

Leia a entrevista:

ge: Comente um pouco sobre o desenvolvimento do super App do Atlético.

- Esse desenvolvimento vem sendo feito desde metade do ano passado, construindo esse Super App, pensando no que teríamos de integração. Tivemos duas questões. Primeiro, desde que cheguei ao Galo, eu reativei o aplicativo, ao lado da minha analista digital. Havia um aplicativo já um tempo parado. Fizemos o trabalho para atender se haveria aderência e também fornecer novas funções para aumentar o engajamento. Com o sucesso dessa primeira etapa, ficamos estruturando o super App pensando especificamente para a Arena MRV. Mas não fazia sentido ter dois, e a partir de julho de 2022, pensamos nessa estratégia do super App.

Foi liberado uma versão beta do super App para algumas pessoas terem o primeiro contato e também reportarem erros e darem sugestões. Como foi esse passo?

- Foi bem legal. Antecipamos um pouco, até pelo primeiro evento inaugurou do estádio. Fizemos essa fase de teste, a versão Beta, e disponibilizamos uma boa quantidade de vagas envolvendo sócios-torcedores, membros da imprensa e parceiros do clube. Foram aproximadamente 500 pessoas com acesso. Queríamos entender a usabilidade do aplicativo, mas como seria a vivência do torcedor. E ouvimos muito as opiniões. O que foi bem benéfico para ajudar a desenvolver a versão de lançamento.

Esse participação do torcedor na construção do aplicativo não só ajudar a melhorar o super App, mas, imagino, cria uma nova experiência também.

- Quando a gente lançou a ideia para os sócios que foram participar, e tivemos uma ótima adesão. Na execução também. A maioria dos que testaram mandou sugestões. E sempre falando que eles estavam curtindo muito fazer aquilo. Então, houve um impacto positivo em termos de novidade, mas também participação e feedbacks. Fizemos algumas campanhas legais, criamos um canal específico de comunicação e fizemos questão de responder todas as sugestões.

"O super App está ainda em construção. Recebemos sugestões e críticas até hoje. Pediram para colocar o palpite. E vamos estruturar. Tem muita coisa para plugar aí".

Interface do super App do Galo

Reprodução

Eu ouvi, acho que foi o CEO Bruno Muzzi, falando que o superApp será o centro gravitacional da Arena MRV. É uma das armas do Atlético para criar uma boa "jornada do fã". Seria isso mesmo?

- É bem isso. O diretor de tecnologia, Leandro Evangelista, usa muito esse termo. Teremos muita integração com os parceiros, venda de bebidas e alimentos, venda de ingressos, o estacionamento. Será um integrador. Quer saber de uma novidade do Galo? Vai no super App. Quer comprar algum produto? É lá. E ele será também bem usual na Arena MRV, tem o mapa do estádio, que irá ajudar a direcionar o torcedor via GPS. Usando o Wi-Fi do estádio, que também está em estruturação para dar uma grande conectividade para todos.

No sábado, 15 de abril, houve o primeiro evento oficial da Arena MRV. Foi também um marco para o aplicativo? Qual sua avaliação daquele dia aos olhos da inovação/tecnologia?

- Foi um grande marco, com certeza. Para nós, da área de inovação e tecnologia, em dois sentidos. Lançamos na quarta-feira, até para deixá-lo aquecido até o evento. Foi um teste, e ficamos felizes. O que nos propusemos como Atlético e Arena, entregamos. Houve falhas, claro. Temos acompanhado tudo no suporte do aplicativo e nas redes sociais. Mas é uma fase experimental, assim como a natureza dos eventos em si. Foram muitas críticas construtivas, pedidos de ajuda e participação da construção. Tivemos mais de 1,5 mil pessoas acessando o super App simultaneamente, sem nenhum problema de acesso. Estamos colhendo os números para melhorar o projeto.

A Arena MRV tem um plano de tecnologia audacioso e milionário. Promete ser o estádio com o melhor Wi-Fi do Brasil. O que é essencial para os projetos do departamento.

- Uma coisa importante para falar é sobre o Wi-Fi da Arena MRV. É o único estádio do Brasil, pelo menos que eu conheço, que oferece a internet. Tivemos só dois picos de queda, e foi reativado em segundos. Muita gente fazendo live, as próprias emissoras também. É teste. Ainda iremos instalar mais pontos, para suportar 15 mil pessoas, 20 mil, 30 mil, até a capacidade total.

- Como estamos pensando em muitas integrações, e também nos alimentos e bebidas, que é o que mais consome. Queremos tirar as filas, ajudar a vida do torcedor, para que ele compre antecipadamente e só consuma, só vá até a fila para retirar os produtos. Para isso, é preciso oferecer Wi-Fi que suporte acessos simultâneos. A compra e o uso de ingressos será intensificado no Super App. Estamos ainda nessa integração ainda junto aos nossos parceiros dos ingressos. Fora isso, é engajamento mesmo, com palpites, resgates, e um detalhe: o acúmulo de moedas para quem participar de ações como escalações e quiz.

"Até o fim do ano, teremos muitas coisas legais. São projetos que nenhum clube está fazendo, e o Atlético vai criar oportunidades de participação e interação do seu fã na Arena MRV" .

Arena MRV investiu milhões em plano de tecnologia

Pedro Souza/CAM

Poderia dar algumas pistas sobre os próximos projetos?

- Temos muitos projetos que estamos tocando. Algumas coisas não ficaram de pé por causa do nosso olhar para a Arena MRV. Mas é possível colocar para rodar outras questões. A gente tem projeto de games, já estamos construído. Até meados de agosto a gente consegue colocar. Não posso falar qual é o game ainda. O Atlético vai ser o ambiente, a Arena, de um game. Estamos falando de games que a molecada usa, como minecraft. Estamos pensando como o Atlético/Arena pode construir seu ecossistema nesse mundo. Talvez, também, voltar com a equipe de eSports, não só no que diz respeito aos games de futebol. Nosso olhar está sempre de olho no torcedor mais jovem, e queremos trazê-lo mais perto. Fora projetos de realidade aumentada. Temos muita coisa pela frente.

Como você enxerga a área de inovação dentro do Galo, mas também no contexto do futebol brasileiro?

- Poucos clubes tem, de fato, um departamento de inovação. A maioria está atrelada na área de negócios. Hoje, o departamento do Atlético faz parte da área de tecnologia. A ideia é levar para todo o clube esse olhar de inovação, olhar para tendências, para o engajamento de forma diferente, melhorar a experiência do torcedor, sempre, claro, ligado ao futebol masculino profissional, de base, e do feminino. Lançamos os QR Codes nas camisas dos jogadores. Nosso desafio é integrar tudo isso. A tecnologia é uma ferramenta para inovações.

Assista: tudo sobre o Atlético no ge, na Globo e no Sportv

???? Ouça o podcast ge Atlético ????

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90