Ceará já teve oito técnicos durante "Era Vojvoda" no Fortaleza; veja lista

Por Redação em 25/04/2023 às 14:54:55

Argentino está no comando do Tricolor há quase dois anos. No Vovô, oito treinadores já passaram pelo cargo; confira histórico Juan Pablo Vojvoda é um dos técnicos mais longevos do futebol brasileiro. Já são quase dois anos à frente do Fortaleza. No mesmo período, o Ceará, rival no estado, já teve oito técnicos. A última troca foi consolidada nesta segunda-feira, com a saída de Gustavo Morínigo e chegada de Eduardo Barroca.

+ Ceará é o time com mais trocas de treinador desde 2003; veja lista

No período, Guto Ferreira foi quem ficou no comando por mais tempo. Algumas apostas, como Lucho González, não deram certo. As ausência de títulos e as eliminações precoces acabaram contribuindo negativamente para a sequência de trabalho dos técnicos. Barroca, agora, terá a missão de conduzir o Vovô na temporada 2023. Veja abaixo a lista dos técnicos e o histórico de cada um no comando do Alvinegro.

Guto Ferreira (2021)

Vojvoda chegou ao Leão em maio de 2021. O argentino foi contratado para substituir Enderson Moreira. À época, Guto Ferreira era o comandante alvinegro. Guto ficou no Alvinegro até o fim de agosto daquele ano, somando um título (Copa do Nordeste) e três eliminações. O treinador deixou o Vovô na oitava colocação da Série A, mas não resistiu a uma sequência de resultados negativos e acabou demitido.

Campanha de Guto Ferreira: 98J - 41V - 30E - 27D - 52%

Vojvoda, Guto, Fortaleza, Ceará

Arte ge

Tiago Nunes (2021-2022)

Tiago Nunes foi o treinador da sequência. Ele assumiu o comando técnico do Vovô em agosto de 2021 e ficou até março de 2022. As duas eliminações em sequência, nos pênaltis, para Iguatu no estadual e CRB na Copa do Nordeste limaram o treinador.

Enquanto isso, o torcedor alvinegro teve que ver o rival Fortaleza faturar o Campeonato Cearense e fazer uma campanha histórica na Série A, terminando a competição em quarto lugar, carimbando uma vaga inédita no futebol cearense para a disputa da Libertadores em 2022.

Campanha de Tiago Nunes: 33J - 14V - 12E - 7D - 55%

Tiago Nunes e Vojvoda, Ceará e Fortaleza

Arte ge

Dorival Júnior (2022)

Dorival Júnior assumiu o Vovô em marcço de 2022, mas ficou apenas dois meses no cargo. E dessa vez, não foram os maus resultados que afastaram o treinador do clube. O bom desempenho do Vovô no Campeonato Brasileiro chamou a atenção do Flamengo, que acabou fazendo uma proposta ao treinador alvinegro, que acabou aceitando comandar o rubro-negro carioca.

Campanha de Dorival Júnior: 18J - 11V - 4E - 3D - 69%

Vojvoda, Dorival Jr.

ge

Marquinhos Santos (2022)

O ano de 2022 foi o mais conturbado para o Ceará. Nenhum título, eliminações precoces e uma situação complicada na Série A. Marquinhos Santos assumiu o time em junho de 2022, mas só durou dois meses no cargo. Os maus resultados custaram a cabeça do treinador, eliminado na Sul-Americana para o São Paulo, nos pênaltis, e para o Fortaleza, na Copa do Brasil.

Vale lembrar que, em 2022, o Tricolor do Pici amargou a lanterna da Série A em 14 rodadas no primeiro turno. Foram 18 das 19 primeiras rodadas da edição do Brasileirão na zona de rebaixamento. Com a manutenção de Vojvoda, bancado pela diretoria, no entanto, a reviravolta no Fortaleza começou e o rendimento da equipe - que alcançou as oitavas de final da Libertadores - começou a melhorar.

Campanha de Marquinhos Santos: 17J - 6V - 5E - 6D - 45%

Vojvoda, Marquinhos Santos, Fortaleza, Ceará

Thiago Gadelha e Kid Júnior/SVM

Lucho González (2022)

Lucho foi uma aposta da diretoria. Sem experiência como técnico de uma equipe profissional, mas com uma carreira vitoriosa como jogador, o argentino foi a escolha da diretoria alvinegra para a sequência da Série A. A aposta, entretanto, foi falha. Em dez jogos, apenas uma vitória. O treinador passou apenas dois meses no comando do Vovô e a situação na Série A piorou.

Enquanto isso, no Fortaleza, Vojvoda levava o time a uma crescente na competição, deixando a zona de rebaixamento e caminhando para uma classificação rumo a uma competição internacional. Ao fim daquele ano, o Leão se classificaria novamente para a Libertadores da América.

Campanha de Lucho González: 10J - 1V - 4E - 5D - 23%

Vojvoda, Lucho Gonzalez, Fortaleza, Ceará

Arte

Juca Antonello (2022)

Juca comandou o Ceará em dois momentos, mas como interino. O primeiro foi antes de Lucho assumir o time. O segundo foi após a demissão do argentino. Foi sob o comando de Juca que o Vovô sacramentou o rebaixamento à Série B de 2023. No entanto, é importante frisar que a essa altura, a situação já era irremediável.

Campanha de Juca Antonello: 6J - 1V - 2E - 3D - 27%

Juca Antonello, técnico, Ceará

FAbiane de Paula/SVM

Gustavo Morínigo (2023)

Sonho antigo do Ceará para o comando técnico, o paraguaio Gustavo Morínigo foi a escolha para conduzir o time no ano de 2023. Com orçamento reduzido devido ao rebaixamento em 2022, Morínigo montou o time para a temporada, fez contratações e levou o Vovô a duas finais. Dos cinco Clássicos-Rei que disputou, venceu três.

Na final do estadual, contra o Tricolor, o Alvinegro lutou até o último minuto, mas acabou ficando com o vice-campeonato. Na Copa do Brasil, o Ceará acabou eliminado para o Ituano, novamente nos pênaltis. No Nordestão, após eliminar o rival Fortaleza nas semis, o treinador paraguaio venceu o Sport por 2 a 1 no jogo de ida. No entanto, Morínigo acabou demitido antes da volta (marcada para 3 de maio) após duas derrotas seguidas no início da Série B do Brasileirão.

No lado do Tricolor, Vojvoda levou o Fortaleza ao pentacampeonato estadual e não conseguiu avançar à fase de grupos da Libertadores, indo disputar a Sul-Americana. Na Sula, o Leão fez dois jogos e venceu os dois.

Campanha de Morínigo: 24J - 14V - 5E - 5D - 65%

Morínigo, Vojvoda, Ceará, Fortaleza

Thiago Gadelha/SVM

Barroca (2023)

A escolha da diretoria para a sequência dos trabalhos na temporada 2023 foi Eduardo Barroca. O novo técnico se apresenta nesta terça-feira e já comanda a primeira atividade em Porangabuçu. Pela frente, terá a disputa da Série B do Brasileiro e a finalíssima da Copa do Nordeste.

Na competição nacional, o Vovô está na lanterna após duas rodadas, com duas derrotas em dois jogos. No torneio regional, tem a vantagem do empate para o jogo de volta, marcado para o dia 3 de maio, na Ilha do Retiro, em Pernambuco.

Barroca já comanda o Ceará no fim de semana, contra o ABC, pela Série B.

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90