Giovanni Vianna volta à SLS após três anos; Rayssa é o Brasil no feminino

Por Redação em 29/04/2023 às 07:29:33

Paulista conquistou sua vaga no torneio após ficar no pódio do Tampa Pro; SLS tem novo formato e disputas menores O Brasil terá sete representantes na primeira etapa da Liga Mundial de Skate Street neste sábado em Chicago. Competem a SLS apenas atletas convidados pela organização, mas um dos brasileiros conquistou sua vaga para etapa. Depois de ficar em segundo lugar no Tampa Pro, Giovanni Vianna, atleta olímpico do Brasil, assegurou que disputaria sua primeira etapa da SLS em três anos. O skatista, que não compete no torneio desde 2019, diz estar animado para representar o país. Rayssa Leal será a única brasileira a competir no feminino.

- Estou animado, vai ser diferente o formato todo, então vai ser bem legal. O skate sempre foi muito marginalizado, criminalizado e agora o pessoal olha de um jeito totalmente diferente. E a gente fica meio orgulhoso, né? A gente sempre quis só andar de skate, dar nossas manobras, e agora tendo visibilidade a gente fica feliz - disse o atleta.

+ Rayssa Leal realiza últimos ajustes em Los Angeles antes de desembarcar em Chicago para a primeira etapa da SLS

+ Pâmela Rosa projeta nova pista em SP para facilitar preparação para Paris

+ Paris 2024: veja classificação do skate para as Olimpíadas

Giovanni Vianna faz manobra de 9,04 na final do skate street masculino no STU Rio Open 2022

Giovanni Vianna

Foto: Julio Detefon/STU

A conquista do pódio do Tampa Pro, um dos campeonatos mais importantes da cena do skate nos Estados Unidos, aconteceu em março na Flórida. Giovanni ficou com a segunda posição, atrás apenas do campeão olímpico Yuto Horigome. De acordo com o regulamento do torneio, os melhores classificados ganhariam uma vaga na primeira etapa da Liga Mundial de Skate Street.

- O Tampa é um dos melhores campeonatos do mundo. Ele é uma relíquia do skate, ele está aí há 29 anos, é um campeonato que tem muita longevidade e é muito parceiro do skate. Eu só queria estar na final, e eu acabei ficando em segundo, foi uma realização de um sonho. Acho que, para mim, é o top 1 dos campeonatos em que eu já estive no pódio - explicou o atleta.

Giovanni é natural de Santo André em São Paulo e foi um dos skatistas que disputou as Olimpíadas de Tóquio pelo Brasil. Ele diz que começou a praticar o esporte com apenas dois anos de idade e aos quatro já competia. Incentivado por seu pai, que enxergou potencial no filho, Giovanni seguiu na carreira de skatista e aos 16 anos foi para os Estados Unidos para se profissionalizar.

Aos 22 anos, Giovanni trabalha para garantir uma vaga para Paris 2024. Ele é, atualmente o 21º melhor skatista do mundo e 2º brasileiro mais bem colocado no ranking olímpico, atrás apenas do medalhista de prata em Tóquio Kelvin Hoefler. Em 2023, Giovanni foi o 15º colocado no Campeonato Mundial de Skate Street em Sharjah, nos Emirados Árabes.

- A minha vida inteira foi em cima do skate, eu nunca soube o que fazer sem ser andar de skate. Eu nunca coloquei na cabeça que eu tenho que ganhar, ganhar, ganhar, eu sempre quis andar de skate. Andar por amor e sempre fazer o seu melhor. Eu acabo não pensando muito para não me sobrecarregar, mas eu quero estar, pelo menos, entre os 20 melhores do ranking mundial para poder brigar para ir para as Olimpíadas do ano que vem - afirmou o atleta.

O campeonato

Pista da etapa de Chicago da SLS 2023

Reprodução/ Instagram

A SLS, este ano, adota um novo formato. A competição acontecerá neste sábado e contará com 21 atletas no masculino e seis no feminino. A disputa das mulheres será composta apenas pela etapa final com uma bateria já valendo o título.

Já o masculino, 20 atletas disputam quatro baterias nas semifinais. O mais bem colocado de cada bateria avança para a final. Além dos vencedores, o skatista dono da maior nota, e que não venceu sua bateria, também se classifica. Na final, esses cinco atletas se encontram com o atual campeão, o português Gustavo Ribeiro, para brigar pelo título da etapa.

- É o primeiro que tem essa mudança, então todo mundo vai achar diferente, mas eu achei legal torna o campeonato um pouco mais rápido. Todo mundo está vindo de campeonatos muito longos, que a gente fica duas semanas, uma semana e meia, envolvido e isso acaba desgastando muito. Agora vai ser um campeonato mais curto, acho que vai ficar bem mais legal e bem mais divertido - contou Giovanni Vianna para o ge.

Os Brasileiros

Rayssa Leal é campeã mundial do SLS

Reprodução/ Instagram

Além de Giovanni, outros cinco brasileiros disputam a competição masculina. O medalhista olímpico Kelvin Hoefler, Felipe Gustavo, Felipe Mota, Carlos Ribeiro e Luan Oliveira. No feminino, apenas Rayssa Leal, atual campeã da competição, está na disputa.

Gringos para ficar de olho

Além do grande campeão da última temporada, Gustavo Ribeiro, outros destaques do masculino são o campão olímpico Yuto Horigome e o atual campeão mundial Aurelien Giraud. Nyjah Huston, lenda do skate street, também está de volta depois de uma lesão no joelho, que o afastou de boa parte da última temporada. A competição também conta com Jagger Eaton, finalista mundial no skate steet e campeão mundial de skate park.

Giraud é campeão do Mundial de Skate Street

Reprodução/ Instagram

No feminino, o trio japonês com Funa Nakayama, Momiji Nishiya e Yumeka Oda promete seguir dando trabalho para Rayssa Leal. Além delas, a caçulinha da SLS, Chloe Covell, australiana de apenas 12 anos e bronze no mundial de skate street também estará presente. A holandesa Roos Zwetsloot completa a disputa.

Veja todos os participantes

Feminino

Rayssa Leal - Brasil

Momiji Nishiya - Japão

Funa Nakayama - Japão

Yumeka Osa - Japão

Chloe Covell - Austrália

Roos Zwetsloot - Holanda

Masculino

Bateria 1:

Aurelien Giraud - França

Kelvin Hoefler - Brasil

Chris Joslin - EUA

Jagger Eaton - EUA

Braden Hoban - EUA

Bateria 2:

Filipe Mota - Brasil

Ryan Decenzo - Canadá

Luan Oliveira - Brasil

Alex Midler - EUA

Yuto Horigome - Japão

Bateria 3:

Felipe Gustavo - Brasil

Paul Rodriguez - EUA

Jake Anderson - EUA

Mason Silva - EUA

Dashawn Jordan - EUA

Bateria 4:

Carlos Rabelo - Brasil

Torrey Pudwill - EUA

Manny Santiago - Porto Rico

Giovanni Vianna - Brasil

Nyjah Huston - EUA

Atual campeão:

Gustavo Ribeiro - Portugal

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90