'Achei que era um avião caindo', relata brasileiro sobre terremoto no Marrocos

Jornalista Gilberto Ferreira contou à GloboNews como foi experiência.

Por Redação em 09/09/2023 às 10:56:50

Foto: Reprodução internet

Jornalista Gilberto Ferreira contou à GloboNews como foi experiência. André Borba, geólogo que estuda placas tectônicas e também estava no local, afirma que 'viver isso ao vivo é terrível'. Jornalistas no Marrocos contam como foi o terremoto

O jornalista Gilberto Ferreira e o geólogo Jean Roque estão no Marrocos e contaram à GloboNews como foi viver o terremoto que já matou mais de mil pessoas. Os dois gaúchos estão em Marrakesh, onde o tremor foi sentido de forma intensa, e causou muitos prejuízos e centenas de mortes.

Gilberto Ferreira diz que nunca tinha passado por nada parecido e, em um primeiro momento, ao ouvir o barulho e os tremores, chegou a pensar que era um acidente aéreo. "Eu achei que era um avião caindo", conta.

Já o geólogo André Borba está com a família no país e relatou que dá aula sobre placas tectônicas no Brasil, mas nunca imaginou viver isso ao vivo. "Viver isso aqui, nesse ao vivo assim, é uma coisa muito diferente. Realmente é uma experiência terrível", diz.

"Eu saí para a área das piscinas para poder fazer uma ligação para a minha esposa aí no Brasil quando começou um tremor muito forte, um barulho muito forte, um estrondo gigantesco, e começou a tremer tudo. Na minha primeira impressão, como em cima do hotel passam muitos aviões, porque o aeroporto aqui de Marrakesh é muito próximo, então eu achei que era um avião que estava caindo ali no local", conta o jornalista Gilberto Ferreira.

Ele relata que um amigo estava no hotel. Gilberto diz que tentou checar se ele estava bem, mas foi impedido de entrar no edifício.

"Um pessoal daqui falando em árabe me pegou pelo braço e me puxou de volta para a área das piscinas, impedindo com que eu entrasse no hotel, e alguém, em inglês, falou que era um terremoto e aí eu entendi do que se tratava e a ficha caiu", conta.

LEIA TAMBÉM:

Um terço do país pode ter sido afetado, e número de vítimas deve aumentar

'Era caos total': o que dizem sobreviventes do terremoto no Marrocos

Vice-governadora do Ceará passa por terremoto em viagem ao Marrocos

O geólogo Andre Borba também relatou o que viveu e disse que sentiu o tremor entre 45 segundos e 50 segundos.

"Ele foi aumentando de intensidade conforme o tempo. Eu estava dentro do quarto do hotel, com minha companheira e minha filha, e foi muito assustador. Foi só aquele instinto de se proteger mesmo, proteger aqueles que a gente ama e realmente foi muito impactante pela duração", conta.

"Não acabava mais o terremoto. Impressionante, o quarto todo tremendo, as coisas caindo, os shampoos caindo no banheiro, o lustre balançando", continua.

Terremoto no Marrocos

Terremoto de magnitude de 6,8 atinge Marrocos nesta sexta (8) e deixa mortos

O terremoto ocorreu por volta das 19h30 (de Brasília), atingiu magnitude 6,8 e aconteceu a uma profundidade de 18,5 km, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O epicentro do sismo ocorreu no alto das montanhas do Atlas, 70 km ao sul de Marrakech, onde se concentra o maior número de mortos. A região também fica perto de Toubkal, o pico mais alto do Norte da África, e de Oukaimeden, uma popular estação de esqui marroquina.

As províncias mais atingidas foram Al Haouz, Ouarzazate, Marrakech, Azilal, Chichaoua e Taroudant.

Homens, mulheres e crianças permaneceram nas ruas em algumas cidades da região, temendo réplicas. Há também vídeos que mostram pessoas saindo de centros de compras, restaurantes e de edifícios residenciais.

Um segundo tremor, mais fraco, ocorreu 15 minutos depois, informaram as agências internacionais de notícias.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90