Pérez desculpa Marko por fala ofensiva sobre nacionalidade

.

Por Redação em 14/09/2023 às 11:02:28

Consultor da RBR foi criticado por afirmar que o piloto mexicano não é focado por ser "sul-americano", e emitiu pedido de desculpas público após repercussão Consultor da RBR, Helmut Marko pediu desculpas públicas na última semana por uma fala preconceituosa na qual associava o desempenho e a "falta de foco" de Sergio Pérez ao fato dele ser "sul-americano", enganando-se ainda sobre a nacionalidade do piloto, que é mexicano. Após críticas do público e até da organização do GP do México (a ser realizado em 29 de outubro deste ano) à declaração, Checo revelou que a situação já foi resolvida internamente.

Massa rebate Ecclestone sobre F1 2008: "Está com receio de tudo que virá à tona"

Sergio Pérez chega ao Circuito de Marina Bay, palco do GP de Singapura da F1 em 2023

Mark Thompson/Getty Images

- Tive uma conversa particular com ele, ele se desculpou. Esse era a coisa mais importante para mim. Vamos seguir em frente. E eu aceitei suas desculpas porque, do que conheço de Helmut pela relação pessoal que temos, ele não quis dizer isso - disse Pérez na coletiva do GP de Singapura, nesta quinta-feira.

AlphaTauri confirma Lawson em Singapura; Ricciardo irá ao GP

Rafael Lopes e Luciano Burti fazem prévia do GP de Singapura de Fórmula 1

Os comentários foram feitos por Marko na última semana ao canal de TV oficial do grupo que controla a equipe austríaca:

- Pérez não é consistente, nem sempre está focado. Mas ele tem um contrato até 2024, e Lando Norris tem vínculo até 2025. É uma pena que o contrato dele (Norris) dure tanto, porque ele seria um dos candidatos. Vamos lembrar que ele (Pérez) é sul-americano e é por isso que sua cabeça não está tão focada quanto a de Max Verstappen ou Sebastian Vettel, mas correr é o seu forte e ele fez uma corrida muito boa - declarou o consultor à Servus TV.

No ano passado, o ex-piloto austríaco também teceu comentários semelhantes, afirmando que Pérez "passa por muitos altos e baixos" por ser sul-americano e que "tem muito medo, embora não seja algo diferente de como ele vive na Cidade do México". Vale ressaltar que Pérez é natural de Guadalajara, no México, país que pertence à América do Norte.

Helmut Marko, consultor da RBR, é crítico do rendimento de Sergio Pérez na F1 2023

Mark Thompson/Getty Images

Pérez disputa atualmente sua terceira temporada pela RBR, com contrato atual válido até dezembro de 2024. O piloto ainda reforçou seu vínculo com Marko, o qual tem sido vocal em críticas públicas ao seu desempenho; Checo garantiu não ter se ofendido pelos comentários, mas que se sentiria de forma diferente caso as falas viessem de outra pessoa ou com outro sentido:

- Conhecendo Helmut como eu diria, tendo uma relação próxima com ele, sei que ele não quis dizer isso. Não me ofendi pessoalmente de forma alguma. Se esses comentários fossem de uma outra perspectiva ou algo assim, eu teria interpretado de forma diferente. Mas eu vejo as coisas assim. Não levei para o coração. O que eu ou ele dissemos para a imprensa é diferente das conversas que temos, então sei que não é nada disso. Todos nós cometemos erros.

Repercussão no país

Se Pérez garantiu não ter se ofendido pelas falas de Marko, a situação não foi bem assim no país de origem do piloto. A organização do GP do México emitiu uma declaração em apoio a Checo, na qual também repudiou as falas de Marko.

- No GP do México, expressamos nosso apoio ao piloto mexicano Sergio "Checo" Pérez. Os comentários inapropriados não tem espaço em nenhum âmbito, incluindo o esporte. É importante que sejam tomadas medidas para prevenir isso e que se apresentem desculpas quando seja necessário. Convidamos todos a construir uma comunidade mais unida e respeitosa na Fórmula 1, fomentando uma competição saudável tanto dentro, quanto fora das pistas - diz a publicação.

Calendário da F1 2023

Veja classificação do campeonato

F1 2023: infos e horários do GP de Singapura

Infoesporte

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90