Botafogo liga o alerta para problemas na linha alta de Bruno Lage

.

Por Redação em 17/09/2023 às 11:14:59

Defesa deixou muito espaço entre as linhas de marcação e não conseguiu controlar os atacantes do Atlético-MG As reclamações sobre o gol anulado na derrota para o Atlético-MG, por 1 a 0, na Arena MRV, não justificam mais uma atuação ruim do líder do Campeonato Brasileiro.

A culpa não é da arbitragem ou do gramado. O Botafogo jogou mal nos últimos dois jogos e liga um sinal de alerta: contra o Galo, a equipe não conseguiu produzir um único chute a gol e sofreu mais do que o normal na defesa.

Bruno Lage, Botafogo

André Durão/ge

+ Diego Costa critica anulação de gol do Botafogo em derrota para o Atlético-MG: "Meteram a mão"

+ Luís Castro afirma que vaias em final de Taça Rio pesaram na saída do Botafogo: "Jamais esquecerei"

+ Análise: sem finalizar no gol, Botafogo tem atuação apática e liga o alerta no Brasileirão

Boa parte dos problemas do jogo vieram da descompactação da defesa. O Botafogo joga num 4-2-3-1, e se defende com duas linhas de quatro: uma linha de quatro defensores e outra de quatro meio-campistas. Essas duas linhas precisam ficar juntas para diminuir o espaço de jogo do adversário e bloquear o caminho até o gol. Tiquinho e Eduardo ficam na frente, ajudando na pressão do adversário.

Veja como as linhas estão próximas. Os jogadores do Galo se movimentam, mas são marcados, o que obriga o adversário a atrasar a bola.

Botafogo compacto na defesa: adversários acompanhados de perto

Reprodução

A defesa compacta durou trinta minutos. Após a pressão do Galo, o Botafogo retomou o controle da posse e mesmo com mais volume, não conseguiu criar e teve problemas para se defender. As duas linhas de quatro não conseguiram jogar tão próximas e começaram a deixar espaço para o Galo chegar.

Observe como o adversário marcado na imagem abaixo consegue se movimentar sem ninguém acompanhá-lo de perto, como na primeira imagem. Num primeiro momento, muita gente olha para Marçal. Mas veja como o meio-campo está longe da defesa, olhando demais para a bola e deixando as "costas" desprotegidas.

Botafogo deixou espaço entre as linhas

Reprodução

Dentro da ideia de jogo praticada pela comissão de Bruno Lage, a linha de zaga alta é combinada com um pressão forte na saída de bola do adversário para recuperar a posse mais perto do gol adversário e encontrar espaços para atacar. A linha da defesa precisa correr para frente para manter a compactação do time e provocar impedimento no adversário.

Só que a defesa do Botafogo está muito acostumada a jogar mais perto do gol. Ainda não encontrou o momento de correr para frente e manter a pressão do meio. Com isso, o adversário consegue lançamentos e jogadas em velocidade contra zagueiros mais lentos.

É o que acontece no lance abaixo, já no segundo tempo: Victor Sá sai lá de trás e pressiona. Todo o time deveria "andar junto" e se manter próximo. Mas o meio não acompanha e a defesa permanece baixa a ponto de não aparecer no enquadramnto.

Defesa do Botafogo não acompanha a pressão e deixa espaços

Reprodução

O gol de Paulinho é o maior exemplo desse problema tático.

Tudo começa no ataque, que não pressiona Pedrinho. Para cobrir, o meio sobe e se mantém alinhado, mas a defesa fica olhando demais para a bola e esquece Paulinho, que começa a correr para receber o lançamento no espaço, nas costas de toda a defesa.

Meio não pressiona, defesa não marca: tudo deu errado no gol

Reprodução

Veja os melhores momentos do jogo

Atlético-MG 1 x 0 Botafogo - Melhores Momentos - 23ª Rodada do Campeonato Brasileiro 2023

Os sete pontos de vantagem na liderança dão o que muitos times em queda de desempenho não têm: calma e tranquilidade para buscar soluções em meio aos problemas. Outro fator são as semanas livres de treinamento, já que o Botafogo disputa apenas o Campeonato Brasileiro até o fim do ano.

Hora de Bruno Lage e sua comissão técnica trabalharem em dobro para resolver os problemas que, como tudo o que acontece em campo, não são do juiz ou da grama, mas sim da própria equipe.

+ Leia mais notícias do Botafogo

???? Ouça o podcast ge Botafogo ????

Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90