Análise: Força do Fortaleza em empate mostra que Corinthians não terá vida fácil no Castelão

.

Por Redação em 27/09/2023 às 05:38:20

Tricolor do Pici empatou com o Corinthians no jogo de ida da Sul-Americana Empatar fora de casa em um jogo de ida de mata-mata não é ruim. O Fortaleza, contra o Corinthians nesta terça-feira, na Neo Química Arena, segurou um empate em 1 a 1 e garantiu um ótimo resultado na primeira partida. Uma vitória simples no Castelão coloca o Leão na decisão da Sula.

No entanto, a impressão deixada é que o time cearense podia mais. Inteligente, soube controlar o rival no primeiro tempo e poderia ter feito mais. Na única falha que teve, levou o empate. Não há vantagem em relação a placar, é bem verdade. Mas o futebol consistente do Tricolor fora de casa foi um bom recado ao Timão. Na volta, não haverá vida fácil para o adversário.

Primeiro tempo

Pela terceira vez seguida, Vojvoda escalou o Leão com a mesma onzena titular. E assim como nos dois últimos jogos, o Leão começou firme na marcação (a defesa montava um 4-3-3), tanto que o Timão só deu o primeiro chute ao gol aos 11 minutos. No ataque, Guilherme bem participativo e Lucero tentava se desmarcar para ser acionado.

O Fortaleza, apesar de jogar fora de casa, era mais organizado que o Corinthians. O Timão parecia perdido, sem saber o que fazer com a bola. Foi na bola parada que a alegria tricolor explodiu na Neo Química Arena. Na cobrança de escanteio de Marinho, Zé Welison desviou de cabeça e Cássio aceitou. O lance precisou ser confirmado pela arbitragem (após cinco longos minutos) e só então jogadores e torcida puderam comemorar.

O Corinthians dependia de um lance individual para reagir. E foi exatamente o que aconteceu. E logo no único momento de desatenção da equipe cearense. Guilherme perdeu a bola no ataque, Fagner começou com um chapéu, Renato Augusto deu um passe espetacular para Yuri Alberto, que finalizou no canto de João Ricardo. Tudo igual em solo paulista.

Corinthians x Fortaleza Fagner e Caio Alexandre

Marcos Ribolli / ge

Segundo tempo

Na etapa complementar, Marinho sofreu uma lesão e acabou não sustentando a presença em campo. Pikachu entrou e entrou bem. Em poucos minutos, finalizações importantes contra a meta de Cássio. Com maior posse de bola (natural para quem joga em casa), o Corinthians seguia com dificuldades para penetrar a defesa tricolor.

Machuca e Calebe também entraram. O argentino foi mais ativo e até finalizou com perigo contra Cássio. Mas nos últimos 15 minutos, Vojvoda trocou a dupla de volantes (Caio e Zé saíram para entradas de Sasha e Pedro Augusto) e o recado era claro. O empate estava de bom tamanho para o Leão.

A impressão final é de que o Fortaleza poderia mais. No primeiro tempo, principalmente, viu-se um Tricolor mais organizado contra um time que não sabia o que fazer com a bola. O empate não é um mau resultado, pelo contrário. Para as pretensões tricolores, o 1 a 1 foi ótimo. Agora na volta, o Leão terá pela frente o jogo mais importante de sua história. E já mostrou muitas vezes que tem inteligência e futebol para sair com a classificação.

Agenda tricolor

O jogo de volta está marcado para a próxima terça-feira (3) no Castelão às 21h30. Antes, pela Série A, o Leão recebe o Grêmio no sábado (30) às 16h.

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90