De MT à busca pela América: conheça as origens de Fábio, goleiro do Fluminense

.

Por Redação em 27/09/2023 às 19:10:52

Prestes a completar 98 jogos na Conmebol Libertadores, arqueiro deu seus primeiros passos no futebol na pacata cidade de Nobres, no interior de Mato Grosso A pequena Nobres, no interior de Mato Grosso, terá um representante gigante na semifinal brasileira da Conmebol Libertadores. Fábio, goleiro e peça-chave do Fluminense - que enfrenta o Internacional nesta quarta-feira -, deu os primeiros passos no futebol no pacato município.

Goleiro Fábio, do Fluminense, representa Mato Grosso na semi da Libertadores

Distante 125 km de Cuiabá, Nobres é conhecida pelas belas paisagens e ecoturismo. Foi na cidade com pouco mais de 15 mil habitantes e sem um time profissional que Fábio despertou a atenção do primeiro treinador. O professor de educação física Carlos Ribeiro, mais conhecido como Neko, viu potencial no garoto de 12 anos.

- O Fábio já tinha biotipo de alguém que ia desenvolver. Quem trabalha na área esportiva, só de olhar já sabe se vai dar alguma coisa ou não. Hoje ele é excelência do gol no Brasil - afirmou Neko.

FLUMINENSE X CUIABÁ - Fábio goleiro do Fluminense durante partida contra o Cuiabá no estádio Maracanã pelo Brasileirão

Thiago Ribeiro/AGIF

O arqueiro é o jogador brasileiro com mais partidas no torneio continental. Nesta quarta-feira, completa 98 jogos na competição. E entre uma semifinal e outra, completará 43 anos, no próximo sábado, dia 30. O goleiro segue dando aula em campo, mas fugia quando o assunto era sala de aula.

- Fábio gostava de quadra, de jogar bola, de não cumprir horário dentro da escola. Professor tinha que ficar chamando ele, passava o recreio e continuava na quadra. Realmente, não era muito de escola - disse a irmã Fabiana Maciel, que é professora de matemática em Nobres.

Em busca da América

O goleiro tem um currículo vitorioso. São 19 títulos conquistados, entre passagens por Vasco, Cruzeiro e Fluminense. E segue na busca por uma taça inédita para ele e seu atual clube. Entre tantos troféus levantados, o "primeiro" deles tem uma história curiosa - do campeonato nobrense de futsal mirim, em 1992.

- Nós pedimos um patrocínio para o pai do Fábio, que era vereador na época. No dia da final, ele apareceu com um troféu na mão, e por coincidência, fomos campeões. Ele era o nosso goleiro. Quando viramos a placa do troféu, vimos que o time do pai dele foi vice-campeão. O Docão teve o desgosto de ser vice, mas o Fábio teve o prazer de ser campeão - contou o professor.

Placa do campeonato nobrense de futsal mirim 1992; Fábio, Fluminense

Reprodução/TVCA

Fluminense e Internacional iniciam a disputa da semifinal da Conmebol Libertadores nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. A volta será na próxima semana, dia 4 de outubro, também às 21h30, no Beira-Rio.

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90