Brasileiros retornam por conta própria e governo vai adiar saída de próximo voo de Israel, segundo embaixador

.

Por Redação em 15/10/2023 às 08:56:36

A previsão é que próximo voo parta quarta-feira (18), de Tel Aviv. Frederico Meyer, embaixador em Israel, afirmou que o último voo de repatriados, 24 brasileiros não compareceram. A nova fase de repatriação de brasileiros em Israel teve uma atualização sobre a programação dos voos partindo de Tel Aviv. O embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer, disse que o próximo voo deve partir na quarta-feira (18).

Na sexta-feira (13), o comandante da Aeronáutica havia dito que um voo sairia na segunda-feira (16) e outro na terça-feira (17), ambos de Tel Aviv com destino ao Rio de Janeiro (RJ). A escolha do Rio se dá por uma questão de logística para a Força Aérea Brasileira (FAB).

?Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp

AO VIVO: Acompanhe as últimas notícias da guerra Hamas x Israel

Mas, segundo o embaixador, é necessário um intervalo para atualizar a lista e verificar quem de fato retornará na operação montada pelo governo brasileiro.

Frederico Meyer explicou que muitos voos comerciais foram retomados e alguns brasileiros têm decidido retornar por conta própria.

No último voo, por exemplo, dos 214 que deveriam se apresentar no ponto de encontro antes de irem para o aeroporto, 24 não apareceram. Então, foi feita uma força-tarefa para que outros brasileiros que não estavam na lista fossem contatados para embarcarem.

LEIA MAIS:

Israel prepara entrada por terra em Gaza

Israel x Hamas: uma semana de guerra em imagens

Lula conversa com o presidente do Egito e pede ajuda para retirada de brasileiros da Faixa de Gaza

Os aviões que serão usados nos próximos voos têm capacidade para 210 pessoas. E, segundo o embaixador, pela determinação do presidente Lula e o Chanceler Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, todos os brasileiros que desejarem sair de Israel terão apoio do governo brasileiro.

Em Gaza, brasileiros ainda aguardam

Um grupo de brasileiros ainda aguarda para deixar a Faixa de Gaza pela fronteira com o Egito.

De acordo com o blog da Ana Flor, fontes do Planalto informaram que a saída dos brasileiros pode ocorrer neste domingo (15).

Inicialmente, os brasileiros que buscaram ajuda do governo brasileiro ficaram abrigados em uma escola católica ao norte de Gaza, que era utilizada como um abrigo. Depois seguiram de ônibus até a cidade de Khan Younes, ao sul da Faixa de Gaza.

Khan Younes fica a 16 km de Rafah, cidade na fronteira com o o Egito. É lá onde fica o posto de controle para cruzar a fronteira. Mas o local é raramente aberto à passagem de moradores de Gaza, com exceção de casos como emergências de saúde, previamente autorizados.

Israel x Hamas

A Faixa de Gaza é um território de ocupação palestina entre o Egito e Israel. A região tem sido alvo de bombardeios de Israel há uma semana, desde que o grupo terrorista Hamas atacou o território israelense.

O Hamas tem bases em Gaza.

Infográfico mostra rota de fuga de brasileiros em Gaza

Arte/g1

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90