Lula e Macron conversam por telefone sobre guerra Israel-Hamas e situação de reféns

.

Por Redação em 20/10/2023 às 13:31:13

Na ligação, segundo o governo brasileiro, Macron combinou primeira visita oficial ao Brasil no começo de 2024. França apoiou proposta brasileira no Conselho de Segurança da ONU – vetada pelos EUA. Lula e Macron discutiram o acordo entre UE e Mercosul em encontro em Paris

EPA via BBC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta sexta-feira (20) com o presidente da França, Emmanuel Macron, sobre a crise no Oriente Médio e a situação de civis mantidos como reféns pelo grupo terrorista Hamas, que governa a Faixa de Gaza.

Segundo o governo brasileiro, na ligação, Lula agradeceu o apoio francês à proposta de resolução apresentada pelo Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas, no início da semana.

Presidido pelo Brasil neste mês, o conselho teve 12 dos 15 votos favoráveis à resolução, incluindo o da França – mas o texto foi vetado pelos Estados Unidos. Veja no vídeo:

EUA vetam texto do Brasil sobre guerra Hamas x Israel no Conselho de Segurança da ONU

"Ambos [Lula e Macron] trataram da importância de se estabelecer corredor humanitário para a saída de estrangeiros e entrada de água potável, alimentos e remédios na Faixa de Gaza", diz material divulgado pelo Palácio do Planalto.

"Os dois presidentes concordaram sobre a necessidade de libertação imediata dos reféns pelo Hamas e sobre o terrível impacto do conflito nas crianças palestinas e israelenses. Manifestaram preocupação com os riscos de escalada do conflito", prossegue.

O telefonema, ainda segundo o governo brasileiro, tratou também dos avanços nas negociações para a realização de novas eleições presidenciais na Venezuela, e de negociações ligadas ao tratado de cooperação na Amazônia.

Lula também convidou Macron a visitar o Brasil – e, segundo o Planalto, o presidente francês confirmou sua primeira visita oficial no primeiro semestre de 2024.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90