Ministros e parlamentares participam de homenagem na OAB aos 35 anos da Constituição

Estiveram presentes autoridades como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, e o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco.

Por Redação em 23/10/2023 às 21:05:46

Foto: Reprodução internet

Estiveram presentes autoridades como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, e o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco. Ministros e parlamentares participaram na noite desta segunda-feira (23) de uma homenagem aos 35 anos da Constituição, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília.

Estiveram na cerimônia o vice-presidente Geraldo Alckmin; o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso; o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas; o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias; o ministro João Otávio Noronha, do Superior Tribunal de Justiça; e a ministra Delaíde Arantes, do Tribunal Superior do Trabalho.

Parlamentares constituintes e seus familiares estiveram também na solenidade.

O evento também contou com uma homenagem também à TV Globo, pela série "Brasil em Constituição", que foi ao ar no Jornal Nacional em 2022 (veja mais abaixo).

Discursos

O evento começou com o discurso de Marcus Vinicius Furtado Coelho, integrante honorário do Conselho Federal da OAB. Ele ressaltou em seu discurso a presença de integrantes dos Três Poderes no evento.

Coelho criticou "narrativas contra a democracia". Defendeu que sejam mantidos acertos do século passado, como o regime democrático.

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, abordou as conquistas e os problemas ainda a resolver no país. Barroso defendeu o diálogo entre os poderes.

"Eu acho que nesses 35 anos nos temos andado na direção certa, ainda quando não na velocidade desejada", pontuou.

O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, afirmou que a Constituição é o "marco definidor de nossas liberdades e direitos fundamentais".

Também citou as emendas constitucionais como um mecanismo do texto para se atualizar.

"Celebrar os 35 anos da Constituição não é apenas ato de reverência ao passado, mas compromisso com o presente e futuro da nação", afirmou o senador, que também saudou a série "Brasil em Constituição".

O presidente da OAB, Beto Simonetti, afirmou que a Constituição é "pedra angular" para direitos fundamentais dos cidadãos. Citou ainda a atuação da Ordem, durante a Constituinte, para a promoção de direitos humanos e democracia.

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, ressaltou que a Constituição é um "orgulho para o Brasil" por seu "espírito cívico vigilante" e por "fidelidade aos princípios básicos para a democracia".

Brasil em Constituição

Um vídeo com os bastidores da série da TV Globo e com relatos de jornalistas foi divulgado na cerimônia.

Representaram a empresa o diretor-jurídico do Grupo Globo, Antônio Cláudio Ferreira Netto, e os repórteres Pedro Bassan e Graziela Azevedo.

Ao longo das reportagens, Bassan e Azevedo mostraram a importância desse documento na construção da democracia do país.

"Nós contamos histórias de pessoas, porque a Constituição põe as pessoas em primeiro lugar. Então foi uma pausa para olhar para o passado e ver o quanto a vida dessas pessoas foi transformada pela Constituição", afirmou Bassan.

"É um orgulho, uma honra pra gente estar recebendo essa homenagem. Eu costumo dizer que a Constituinte foi um momento de glória para o Brasil. A gente ultrapassou as diferenças e se reuniu em consenso pra dizer o país que a gente queria. Um país solidário, um país justo, um país democrático. Eu acho que a série foi um momento de glória também para o Jornalismo", declarou Azevedo.

Em um livro lançado neste mês, as histórias dos brasileiros que ilustraram as reportagens estão registradas também em livro, escrito pelos jornalistas que realizaram o trabalho.

São 230 páginas, que mostram o trabalho de garimpagem no acervo da televisão. As equipes da série pesquisaram centenas de fitas em busca de personagens que apareceram em reportagens antigas, exibidas décadas atrás. Depois, foi como juntar um quebra-cabeças para achar esses homens e mulheres que viviam anonimamente nos cantos mais distantes do país ou mesmo nas grandes cidades

Troféu Rui Barbosa

Autoridades também receberam o Troféu Rui Barbosa, concedido pela OAB. Foram agraciados a equipe da série da TV Globo, os presidentes do Congresso, do STF, o ministro da AGU, o presidente do TCU, o ministro do STJ e constituintes.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90