Jornalista que eliminou 13 quilos diz ter encontrado no esporte um 'gás' para encarar rotina de estudos e pesquisa

.

Por Redação em 31/10/2023 às 15:19:00

Daniele Constantino é doutoranda, bolsista pela Secretaria Estadual de Educação e conta que a Calistenia foi uma é aliada na rotina. Daniele Constantino, Porto Velho, Rondônia

Daniele Constantino/ Instagram

Rotina de trabalho, sim. Casada, também. Estudante, pesquisadora e professora, sim e mãe, também! A lista com diversas atividades na vida da doutoranda de Rondônia, Daniele Constantino, é repleta de compromissos, mas é no esporte que ela diz encontrar o "gás" para dar conta dos diversos afazeres do dia a dia.

Daniele conta que a prática do esporte sempre esteve presente em sua vida. No ensino médio, o handebol foi um aliado. Mas com o passar do tempo e as responsabilidades que vem com a fase adulta, o foco da doutoranda mudou, e o peso corporal também.

Daniele Constantino, Porto Velho, Rondônia

Daniele Constantino/ arquivo pessoal

- Fiquei parada um longo período da graduação e após a gravidez, veio o aumento de peso, dores na coluna, a ansiedade por conta dos estudos e trabalho - lembra.

Ela conta que, diante da insatisfação com o espelho, decidiu e mudou algumas atitudes que, a partir daquele instante passaria a ser sua nova vida.

- Iniciei a volta ao esporte com treinos em casa e posteriormente, busquei o esporte calistenia que pode ser praticada em casa, ao ar livre, a baixo custo e com o peso do próprio corpo. O método de treino que emprega apenas o peso corporal em seus exercícios e pode ser adaptado a diferentes condições.

Daniele Constantino, Porto Velho, Rondônia

Daniele Constantino/ arquivo pessoal

Após uma temporada de exercícios em casa, Daniele, optou pela prática da calistenia. Daniele explica que a escolha foi pensada e estudada para que a prática do esporte coubesse em sua rotina.

- O exercício é completo. Trabalha concentração, força, disciplina e coragem para desafiar os limites do corpo. Somos testados todos os dias em várias áreas de nossas vidas e somos cobrados exatamente nisso: concentração, força, disciplina e coragem.

Daniele Constantino, Porto Velho, Rondônia

Daniele Constantino/ Instagram

Calistenia é conhecida por promover diversos benefícios, como ganho de força, resistência, melhora da flexibilidade e mobilidade, qualidade de vida, melhoria da consciência corporal na execução de movimentos.

- Não me adaptei à academia, devido ao tempo curto para os deslocamentos no trânsito de Porto Velho e também pela dificuldade de ter que cuidar e estar com a filha. Então, pensei que tinha que ser algo que pudesse ter a minha filha por perto. Então fui fazendo pesquisas buscando conteúdos confiáveis de profissionais que orientam a execução de exercícios leves que podem ser realizados em qualquer local - diz.

Com os resultados, a constância

Mediante aos resultados obtidos pela rotina de treinos, Daniele conta que os resultados foram uma consequência. Para encaixar os exercícios em uma rotina de trabalho e estudos, ela conta que ainda fez adaptação de acordo com a realidade dela.

- Empolguei-me e verifiquei que era possível ter constância e montar quase que uma academia funcional com materiais artesanais, como pesos de concretos, apoios de madeira, barra fixa no muro. Além de ter a opção de me exercitar em praças, projetos gratuitos ligados ao esporte. Até me aventurei nas corridas amadoras de Porto Velho. Participei de diferentes competições realizadas. Sempre buscando a melhoria na resistência física - conta.

Daniele Constantino, Porto Velho, Rondônia

Daniele Constantino/ arquivo pessoal

Leia também

Moradora de Rondônia encontra no esporte refúgio para a mente e vitória contra a depressão: "Vivo bem melhor"

5 dicas para prevenir lesões na corrida

Exercícios de alongamento para fazer antes do sexo: aprenda

Cerveja tradicional, zero, low carb e sem glúten: veja diferenças

Homem de 48 anos adere a caminhada, mantém rotina de acordar cedo e afirma: "Pra mim é algo prazeroso"

Claro que, com rotina puxada, Daniele conta que nem sempre é possível passar 1h se exercitando, mas isso não a impede de "pagar" o treino do dia.

- Percebi que é possível manter a saúde fazendo qualquer tipo de treino, 20 minutinhos todos os dias já é melhor, que nada. O importante é fazer nem que seja um pouquinho, ao decorrer do dia, no espaço que você tiver em sua agenda diária.

Em um período de cinco anos, Daniele eliminou 13 quilos. Ela também usa a rede social para inspirar outras pessoas e pontua que: "o tempo é um aliado e não um vilão, mas quando é bem administrado".

- Depois que você pega o ritmo e começa a ver resultado, com quinze dias, dá uma empolgação, mas é preciso manter a constância. Claro que, tem que mudar a alimentação, mas não tive mudanças bruscas, reduzir a quantidade. Outra coisa é beber muita água. Já tem cinco anos que estou mantendo o meu peso e não vou dizer que foi e é fácil, porque não é. Mas é satisfatório todo o processo.

Pesquisadora, professora, doutoranda e mãe: Com rotina corrida, esporte ajuda rondoniense

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90