Nova meta fiscal para 2024 será apresentada por emenda ao projeto de diretrizes orçamentárias

Emenda será apresentada em 16 de novembro.

Por Redação em 02/11/2023 às 19:53:43

Foto: Reprodução internet

Emenda será apresentada em 16 de novembro. Governo não pretende enviar mensagem presidencial para mudar meta. "Já tem data para mudança da meta", diz Gerson Camarotti

A nova meta fiscal para 2024 será apresentada por emenda ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) em 16 de novembro, com previsão de déficit em torno de 0,5%, segundo fontes ouvidas pelo blog.

A mudança também poderia ser feita por meio de uma nova mensagem presidencial, mas a avaliação é que o governo não gostaria de criar uma "saia justa" para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que defende a meta de déficit zero.

O caminho encontrado é apresentar uma emenda ao projeto de LDO, relatado pelo deputado Danilo Forte (União-CE). A nova meta deve ser apresentada por aliados do governo, um dia antes do prazo para apresentação de emendas, em 16 de novembro. Para mudar a meta, a emenda precisa ser aprovada pelo Congresso.

O PLDO é relatado por Forte na Comissão Mista de Orçamento, composta por deputados federais e senadores e que é responsável por analisar e aprovar Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Segundo fontes do governo, a avaliação do Palácio do Planalto é de que manter a meta de déficit zero era inviável porque o aumento de arrecadação do governo não se concretizou, como a previsão de arrecadação com fundos offshore e fundos exclusivos, que devem ficar abaixo do previsto inicialmente.

Além da criação de gastos extras, como a recriação da Funasa e de pautas bombas aprovadas pelo Congresso Nacional.

As fontes afirmam que o objetivo do governo com a revisão da meta não é aumentar o gasto público, mas diminuir o tamanho do contingenciamento de recursos durante 2024.

Fonte: G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90