Entenda por que o Grêmio não renovou contrato com Luan

.

Por Redação em 03/01/2024 às 05:35:58

Ídolo da torcida gremista, camisa 7 jogou pouco em cinco meses de segunda passagem pelo clube e ficou livre no mercado Nas últimas horas de 2023, o Grêmio divulgou um comunicado no qual informava o fim de contrato de cinco jogadores. Entre eles Luan, ídolo do clube pelo título da Libertadores de 2017. A notícia pegou muitos torcedores de surpresa, pois esperava-se que o contrato do camisa 7 fosse renovado com a permanência do técnico Renato Portaluppi. A decisão, porém, foi puramente técnica.

+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!

Repórter do ge explica os motivos de Luan não permanecer no Grêmio em 2024

Aos 30 anos, Luan está livre no mercado cinco meses após desembarcar em Porto Alegre para sua segunda passagem pelo Grêmio. O presidente Alberto Guerra confirmou que, após uma análise do departamento de futebol, o clube decidiu não renovar com o camisa 7.

Em entrevista ao canal do jornalista Duda Garbi no Youtube, o mandatário revelou que, por conta da exigência do clube em 2024, Luan não conseguiria jogar. Segundo Guerra, a decisão foi tomada em conjunto entre a comissão técnica e direção.

– Eu falei que era uma questão mais humanitária (contratação do Luan). Era um ídolo e precisava ser acolhido. A não renovação não é uma decisão presidencial. Isso passa pela análise de muita gente. O Grêmio tem uma comissão técnica que não é só o treinador. O Grêmio tem um executivo de futebol, um gerente, enfim, tem mais pessoas avaliando os prós e contras. Vamos trabalhar com um plantel curto, com jogadores que podem fazer mais de uma função. Se avaliou o desempenho e se optou pela não renovação – explicou.

Leia também

+ Grêmio abre 2024 com dois reforços; confira elenco

+ Contratações do Grêmio: quem chega, quem fica e quem sai

Luan apresentação Grêmio

Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Foram apenas cinco jogos de Luan neste retorno ao Grêmio, todos entrando na reta final do segundo tempo. No total, ele esteve em campo por apenas 45 minutos, sem contar acréscimos. Não conseguiu contribuir com gol ou assistência. A amostragem ajudou para a decisão de não renovar o vínculo.

Luan chegou ao Tricolor de um longo tempo parado sem jogar uma partida oficial e trabalhando desde o início do ano separado dos companheiros de Corinthians. Ao longo da temporada, Renato foi questionado sobre a pouca utilização do jogador. O técnico chegou a dizer que ficava com "um a menos em campo", em função da falta de ritmo do camisa 7.

– Colocar o Luan nessa situação, de estar totalmente sem ritmo de jogo, às vezes vou ter um a menos em campo. Se o jogo estiver decidido, é outra coisa. Num jogo pegado, fica difícil. Ele vem de um ano sem jogar. Oito, nove meses sem tocar na bola. Tem que ter muito cuidado para não expor o jogador, sofrer uma lesão ou prejudicar nosso time numa situação que os jogos têm sido difíceis – disse na ocasião.

A segunda passagem de Luan pelo Grêmio

13/08 - Grêmio 2x1 Fluminense: 3 minutos em campo

27/08 - Grêmio 3x0 Cruzeiro: 11 minutos em campo

03/09 - Grêmio 2x0 Cuiabá: 18 minutos em campo

18/09 - Corinthians 4x4 Grêmio: 9 minutos em campo

18/10 - Grêmio 1x2 Athletico-PR: 4 minutos em campo

Relembre a trajetória de Luan: de rei da América, no Grêmio, ao ostracismo no Corinthians

O Grêmio passou grande parte do Brasileirão disputando a parte de cima da tabela, tanto que acabou na segunda posição. Por conta disso, Renato não conseguiu soltar Luan aos poucos, e o jogador não ganhou uma sequência. Havia expectativa de que isso pudesse ocorrer no Campeonato Gaúcho, mas agora o jogador terá de procurar outro clube para retomar a carreira.

– Luan está na história do Grêmio e ele merece ir para um clube em que possa jogar mais, ser o destaque, porque avião parado não funciona. Embora o carinho da torcida, dos funcionários, seria bom que encontrasse um lugar para jogar mais. Entrando pouco, ele nunca teria a embocadura que a gente sabe que ele pode ter – completou o presidente.

Nos bastidores, os relatos são de que Luan sempre se dedicou no dia a dia de treinamentos, cumpria com os horários e chegou a trabalhar em dois turnos. Mesmo durante alguns dias de folga, o jogador ia até o CT Luiz Carvalho para treinar. Mesmo assim, não conseguiu recuperar o nível esperado.

???? Ouça o podcast ge Grêmio ????

+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90