Ainda em construção, Grêmio abre o Gauchão em busca de segundo heptacampeonato da história

.

Por Redação em 20/01/2024 às 06:18:00

Time de Renato estreia no Campeonato Gaúcho às 16h30 deste sábado, contra o Caxias, no Centenário Neste sábado, o Grêmio começa a jornada na temporada contra o Caxias, às 16h30, com o objetivo histórico no horizonte: o heptacampeonato gaúcho. A equipe ainda está em formação e mais reforços estão por chegar, mas isso não impede o Tricolor de ir atrás da manutenção da hegemonia. O clube só ganhou uma vez sete títulos seguidos do estadual na história.

+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!

Grêmio apresenta oficialmente Dodi e Soteldo

O cenário do início desta temporada é bem diferente em relação ao ano passado. Desta vez, o departamento de futebol procurou manter a base de time já formada e ainda está em processo de preencher as carências da equipe.

Chegaram o goleiro Marchesín, o volante Dodi e o atacante Soteldo. Essas são as novidades que poderão ser vistas já nesta tarde, em Caxias do Sul. Só o venezuelano deve iniciar como titular.

Mas a principal vaga ainda aberta na equipe é a de centroavante. A direção segue criteriosa para achar um reforço na posição. Essa é considerada a contratação mais difícil por conta do sucesso entregue por Luis Suárez em 2023, que elevou a régua para o próximo contratado. Além disso, o Grêmio não quer apenas um nome, mas alguém com rendimento em campo.

Soteldo é a principal novidade no Grêmio de Renato em 2024

Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Na primeira rodada da edição passada do Campeonato Gaúcho, contra o mesmo adversário, no mesmo local, o uruguaio foi o autor do gol da vitória gremista. Neste ano, a tendência é que João Pedro Galvão seja o comandante do ataque.

Busca pelo segundo hepta na história

Atual hexa, o Grêmio tenta o sétimo título do Gauchão consecutivo pela segunda vez na história do clube. Antes, isso aconteceu apenas na década de 60, entre as edições de 1962 e 1968.

No dia 25 de julho de 1968, o Tricolor levantou a taça do primeiro heptacampeonato gaúcho de forma antecipada depois de empatar sem gols com o Juventude, no Olímpico. Sérgio Moacir Torres foi o técnico responsável por liderar o time que contava com jogadores como Alberto, Everaldo e Alcindo, maior goleador da história do clube.

Time do Grêmio heptcampeão gaúcho em 1968

Museu do Grêmio

Na fase classificatória do hepta, o Grêmio teve nove vitórias, três empates e apenas duas derrotas. Já o período posterior, com oito clubes dos 18 iniciais, o Tricolor teve nove vitórias, quatro empates e só uma derrota - os duelos eram em dois turnos.

Essa conquista ficou marcada na história por outro motivo também. Com ela, o Grêmio venceu 12 títulos estaduais em 13 disputados. Entre 1956 e 1968, o Tricolor só não venceu o Gauchão no ano de 1961, em que o Inter foi campeão.

Foi com essa sequência de títulos, inclusive, que o Grêmio ultrapassou o rival Inter em número de títulos estaduais. Com o hepta, chegou a ficar com 19 títulos contra 16 do rival. Mas nos anos seguintes, o Colorado emendou conquistas do Gauchão e voltou a ficar na frente.

Revista do Grêmio faz ilustração para mostrar gol de Alcindo

Museu do Grêmio

???? Ouça o podcast ge Grêmio ????

+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV

Fonte: Globo Esporte/G1

Comunicar erro
Agro Noticia 728x90